Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Especialista ministra curso sobre Armas e Terrorismo Químico

Hoje a especialista brasileira em armas químicas de guerra e gerente da empresa Intertox, referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, Camilla Colasso, vai ministrar um curso sobre armas químicas e terrorismo químico no auditório do Esquadrão de Cavalaria da cidade, das 08h30min às 17h30min.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, evento que trará uma enorme visibilidade ao Brasil, esta é uma das áreas de preocupação. Embora o País não seja alvo tradicional de grupos extremistas internacionais, o controle e a segurança em relação a um possível ataque com armas químicas faz parte da preparação do País para o evento. Em meio a este cenário, além do alerta, a especialista Camilla Colasso também lança a primeira publicação brasileira sobre o tema, intitulada ‘Armas químicas: o mau uso da toxicologia’.

Publicado pela Intertox, empresa referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, o objetivo do livro é abordar o uso inadequado e criminoso do conhecimento toxicológico utilizado para a guerra, além de alertar para este grave problema, ainda bastante presente nos dias atuais.

Dividido em sete capítulos, o livro abrange desde o histórico do uso de armas químicas em guerras e ataques terroristas até os diferentes tipos de agentes químicos, suas características e o efeito que causam no corpo humano. O livro ainda trata sobre as políticas e esforços internacionais para a proibição destas substâncias e os experimentos já realizados em seres humanos.

 “O uso consciente de produtos tóxicos contra seres humanos realizados por grupos desprovidos de responsabilidade e senso humanitário é condenável, seja sob o aspecto filosófico, religioso, político, humano, moral ou ético. A toxicologia é uma ciência para a predição da toxicidade de produtos químicos para fins de gerenciamento do risco toxicológico e não deve ser confundida como uma alternativa que cause dor e sofrimento”, afirma a autora. “Por sua periculosidade, pelos efeitos generalizados sobre o meio ambiente e pela facilidade de fabricação, a melhor maneira de combater esta prática é dar a devida atenção ao assunto, lidando com ele como uma ameaça a todo o mundo”, completa.

Camilla Colasso é farmacêutica bioquímica e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP. Atua como gerente da área de Segurança e Saúde Ocupacional na empresa Intertox. Nos últimos cinco anos tem se dedicado ao estudo e acompanhamento profundos e sistemáticos sobre armas químicas de guerra. Já publicou diversos artigos, proferiu palestras para os mais diversos e interessados públicos, e tem posto o tema em debate. É também autora do livro ‘Ácido Fluorídrico e Fluoreto: aspectos toxicológicos’ e atualmente gerente da empresa Intertox.

Sobre a Intertox

A Intertox é referência nacional no segmento de segurança química, gerenciamento de riscos químicos, gestão ambiental e tecnologia da informação, com 16 anos de atuação no mercado. A empresa oferece serviços de documentação de segurança química; softwares voltados à gestão de riscos químicos, toxicológicos e ambientais; avaliações toxicológicas e estudos de toxicidade in silico, segmento em que é pioneira no País. Possui um corpo técnico altamente especializado, três diretorias descentralizadas e amplo portfólio de serviços, que são customizados e adaptados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *