Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Antecipação de riscos: qual sua importância para as empresas?

A higiene ocupacional está centrada em manter os colaboradores seguros, controlando os riscos à saúde no local de trabalho. Muitas vezes, existe uma tendência em se avaliar e controlar os riscos, principalmente em decorrência do tempo e recursos limitados, negligenciando-se a etapa de antecipação de riscos.

Esta fase é justamente a oportunidade que temos de garantir que a exposição aos riscos não venha a acontecer. 

Se avaliarmos sob o cenário de riscos químicos, é nessa etapa que será possível identificar os potenciais riscos e a forma de evitá-los ou minimizá-los.   

Mas o que é risco químico?

Já abordamos aqui esse assunto e de maneira simplificada, o risco químico está associado à toxicidade (perigos de uma substância) e à exposição. Nesse sentido, podemos encontrar vários cenários: 

  • Exposição alta e agente químico muito tóxico; 
  • Baixa exposição a agentes pouco tóxicos;
  • Ou o oposto dessas situações. 

Somente a avaliação dos ambientes de trabalho poderá definir o potencial que essas exposições oferecem.  

Leitura recomendada: Saiba tudo sobre a avaliação da exposição ocupacional aos agentes químicos

Qual a importância da Antecipação de Riscos nessa análise?

A antecipação de riscos para a saúde é o primeiro princípio da higiene ocupacional e é essencial para manter os locais de trabalho seguros. Essa etapa deve ser realizada quando em um novo processo produtivo, na adoção de novos insumos ou matérias-primas, na compra de novos equipamentos ou máquinas etc. 

Isso normalmente requer um levantamento do design do local de trabalho, operações, processos, tarefas de trabalho, materiais e trabalhadores. 

Quando identificados antecipadamente, esses riscos podem ser eliminados de forma a se evitar custos futuros, relacionados a correções necessárias, bem como aqueles decorrentes de agravos à saúde dos colaboradores e de acidentes.

Em relação aos riscos químicos, para que possamos antecipar os riscos provenientes dessas agentes, podemos utilizar para essa identificação:

  • Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) 

Nesse documento, iremos encontrar muitas informações que serão importantes para a definição preliminar do risco, tais como: 

  • Composição
  • Estado físico
  • Propriedades físico químicas
  • Classificação do produto em relação aos perigos que apresenta
  • Informações de toxicidade
  • Entre outros

Para que esse recurso seja utilizado, é essencial que a FISPQ seja recebida antes da aquisição de novos insumos e matérias-primas, para que o produto seja analisado e, a depender de sua toxicidade, a compra não seja aprovada. 

Um inventário atual de produtos químicos e suas Fichas de Segurança identificarão rapidamente todos os perigos químicos no local de trabalho. E as propriedades perigosas de cada produto químico no local podem ajudar a priorizar quais perigos precisam ser investigados.

  • Limites de Exposição Ocupacional 

Os limites são valores quantitativos. Acredita-se que exposições abaixo desses valores não irão acarretar doenças decorrentes da exposição ocupacional para a maioria dos expostos. Esse valor fornece uma boa ideia da toxicidade dos agentes químicos. 

Vale lembrar que existem vários tipos de LEOs. Então, é muito importante que se tenha um sólido conhecimento sobre os diferentes tipos associados a determinado agente químico para ser possível fazer a antecipação de riscos de acordo com o seu manuseio.   

Leitura recomendada: Entenda os tipos de limites de exposição ocupacional

Passo a passo do processo de antecipação de riscos

Para que se possa conduzir o processo de antecipação de riscos de forma competente, deve-se:

  1. Criar uma política de gestão de riscos que inclua a antecipação de riscos nas fases de concepção e projeto de todas as implementações ou modificações a serem realizadas.
  2. Criar um grupo multidisciplinar para que, com a somatória dos conhecimentos individuais, possam ser antecipados possíveis riscos decorrentes das modificações associadas ao ambiente de trabalho.
  3. Estabelecer que, a partir da antecipação e priorização de eliminação dos riscos identificados, seja elaborado um plano de trabalho com responsáveis por cada uma das ações e prazos para sua concretização.
  4. Em muitas situações, não se consegue eliminar todos os riscos levantados na fase de antecipação. A partir desses pontos, deve-se lançar mão da prevenção primária.

Qual a importância da antecipação de riscos?

No cenário da saúde ocupacional, a antecipação de riscos permite verificar se haverá a necessidade de exames específicos, dependendo dos agentes químicos que serão manuseados

No contexto dos produtos químicos, já se pode antecipar se existem colaboradores com potencial de apresentar alguma susceptibilidade. 

Na questão de agentes físicos, por exemplo, relacionado a novos equipamentos, poderá ser verificado o ruído e/ou vibração, de acordo com as especificações dos fabricantes e também, nesse caso, ter uma estimativa de novos exames. 

No gerenciamento de riscos ambientais, a antecipação dos riscos ocupacionais permite verificar previamente fatores voltados para a insalubridade e a periculosidade, aposentadoria especial e outros encargos previdenciários. 

Fica claro que a antecipação dos riscos ocupacionais possui uma grande importância. Por isso, é a primeira etapa da Higiene Ocupacional. Com ela, muitos riscos já são levantados na etapa de projeto e planificação de qualquer local ou processo de trabalho.  

Isto não só previne de maneira mais eficaz a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, como dispensa a realização de correções posteriores, promovendo economia significativa para a empresa e uma gestão de riscos eficaz. 

Diz a crença popular que é melhor prevenir do que remediar. Mas, nesse caso, acredito que prevenir é melhor e mais barato do que remediar. 

Conheça a Chemical Risk

Para realizar a antecipação de riscos na sua empresa de forma eficiente e com qualidade, conte com uma assessoria especializada em saúde e segurança ocupacional e segurança química, como a Chemical Risk.

Estamos há mais de 10 anos no mercado com inúmeros serviços nessas áreas para atender às necessidades das empresas, ajudando na redução de acidentes de trabalho e na melhoria do ambiente para os funcionários.

Diminua seus gastos com doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, fique em compliance com as legislações e promova melhores condições e maior bem-estar para sua equipe.

Faça avaliações de riscos e processos de antecipação de riscos com a Chemical Risk. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *