A visão é um dos principais sentidos humanos e nós a utilizamos por cerca de 16 horas por dia e praticamente 80% das informações que recebemos chegam por meio dos olhos. Isso por si só já seria suficiente para nos preocuparmos em proteger os nossos olhos de qualquer tipo de dano, você não acha? No ambiente de trabalho, então, nem se fala. Por isso, é importante conhecer os principais acidentes oculares para evitá-los.
Leitura recomendada: 9 acidentes de trabalho mais comuns
Índice
ToggleCuidado com os olhos no trabalho
Infelizmente, percebemos que o cuidado com os olhos é negligenciado de muitas formas, principalmente no que diz respeito à atividade profissional.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, 35% dos acidentes de trabalho ocorridos em 2021 tiveram como parte do corpo atingida os olhos, incluindo nervo ótico e visão. Isso representa 14.375 acidentes de trabalho.
Se considerarmos que as atividades profissionais ocupam grande parte do nosso dia a dia, isso explica porque muitas lesões podem ocorrer enquanto trabalhamos. Entre as partes do corpo mais atingidas, os olhos são os mais sensíveis, e podem ser afetados permanentemente.
Os segmentos que mais expõem os colaboradores a esse tipo de risco são os setores industriais, construção civil e agropecuária, dentre outros.
Os acidentes oculares no trabalho podem provocar o afastamento dos colaboradores de suas atividades e, em casos mais graves, a perda de visão.
Nesse sentido, a prevenção a esse tipo de risco é de importância relevante, pois é a única forma de proteger os colaboradores e a empresa.
Os riscos oculares mais comuns no local de trabalho
Os acidentes de trabalho envolvendo os olhos são mais frequentes do que pensamos e os números confirmam essa realidade.
Conhecer os riscos oculares que podem estar presentes no local de trabalho já é um importante passo para a definição de medidas de proteção.
Veja a seguir quais são esses riscos!
1. Partículas ou corpos estranhos
Partículas ou corpos estranhos podem incluir qualquer objeto em seu olho que não deveria estar lá. Isso pode variar de algo pequeno, como um grão de poeira, uma lasca de madeira ou uma apara de metal, até um objeto maior, dependendo do trabalho que está sendo feito.
Os sintomas de um corpo estranho no olho incluem dor aguda seguida de queimação e irritação, sensação de que há algo no olho, olhos lacrimejantes e vermelhos e sensação de coceira ao piscar.
2. Objetos volantes
Outro perigo comum para os olhos são os objetos voadores. Isso envolve quaisquer partículas e pedaços soltos no ar. Objetos voadores geralmente são o resultado de alguém trabalhando nas proximidades e incluem as tarefas de desbaste, cinzelamento, moagem, martelamento, usinagem, rebitagem e lixamento.
Metal e vidro são especialmente afiados e prejudiciais à sua córnea devido a um risco aumentado de arranhões ou cortes. Uma córnea arranhada pode levar vários dias para cicatrizar e pode exigir tratamento.
3. Radiação
O trabalho de soldagem e as operações a laser criam altas concentrações de calor, radiação infravermelha e ultravioleta. A exposição desprotegida pode resultar em queimaduras na retina, catarata e até cegueira. Os perigos da radiação óptica são significativos.
Saiba mais: Trabalho a quente: quais os riscos e como evitar acidentes?
4. Produtos químicos
Lesões oculares também podem ocorrer devido a respingos, névoas, vapores e fumaças de produtos químicos. O contato direto com produtos químicos pode ser sério e, às vezes, os danos são irreversíveis.
Se produtos químicos nocivos entrarem nos olhos, isso deve ser tratado como uma emergência imediata para limitar os danos que variam de vermelhidão temporária a cegueira. O produto químico também pode entrar na corrente sanguínea a partir dos olhos, causando mais danos ao corpo.
5. Impactos contra objetos
Equipamentos ou ferramentas podem causar traumas intensos no olho, na área circundante e na estrutura óssea. Ferramentas e objetos maiores, como grampos e pregos, também podem atingi-lo acidentalmente no olho ou no rosto. Os materiais podem cair de níveis superiores, por descuido de outro colaborador.
Como prevenir acidentes oculares no trabalho
A medida mais importante para proteger a visão no trabalho é seguir sempre as boas práticas de segurança recomendadas no equipamento que está sendo usado.
Já é um consenso que os óculos de segurança adequados podem prevenir mais de 90% das lesões oculares graves.
Quando se faz necessário a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) para proteção dos colaboradores, 4 passos devem ser seguidos:
- Identificação dos riscos, que contempla a análise no local de trabalho e a relação de todos os riscos presentes.
- Identificação dos efeitos à saúde para que se possa compreender quais danos à saúde podem ocorrer a partir dos riscos identificados na etapa anterior.
- Seleção do EPI, ou seja, escolher, dentre os vários tipos de EPIs, qual o mais adequado para proteger contra os riscos identificados, de forma que o colaborador não sofra nenhum efeito adverso à saúde.
- O treinamento é fundamental para que o colaborador saiba a forma correta de utilização do EPI, pois de nada adianta fornecer o EPI adequado ao risco se o colaborador o utilizar de forma inadequada e continuar sofrendo os efeitos adversos à saúde, sem se dar conta de que não está protegido de forma adequada.
A importância dos óculos de proteção contra os acidentes oculares
Adotar ações para proteção dos olhos durante o trabalho é um dos passos mais importantes para a prevenção de acidentes.
Nesse contexto, os óculos de proteção trazem segurança tanto para os colaboradores como para a empresa, na medida em que afastam os riscos em diversas atividades.
Dentre os tipos de óculos de proteção que podem ser adotados de acordo com o risco existente, destacamos:
-
Convencional ou tradicional
É o tipo de óculos de segurança mais conhecido, que protege contra partículas volantes frontais. São indicados para atividades mais simples e mais leves. Estes óculos são mais indicados por terem um campo maior de visão livre. Também se encaixam em praticamente todos os tipos de rosto.
-
Ampla visão
É o tipo de óculos que faz a vedação total ao redor dos olhos, fazendo contato com a face de forma que não permita passagem de qualquer material. Nessa categoria são possíveis três tipos:
-
- Ampla visão com ventilação direta – É um óculos com ampla visão que possui orifícios ou canais de ventilação que permitem a passagem direta do ar externo para dentro do óculos. Em função dessa passagem ser direta, é possível também a passagem de respingos e poeiras. Portanto, esse óculos é recomendado apenas para proteção contra impactos.
- Ampla visão com ventilação indireta – Esse modelo também possui orifícios ou canais de ventilação que permitem a passagem do ar externo para dentro do óculos, porém de forma indireta. Nesse caso, se houver respingo de líquidos ou poeiras no ambiente, estes não conseguirão passar. Desta forma, esse óculos é recomendado para impactos, poeiras e respingos.
- Ampla visão sem ventilação – Nesta versão, os óculos ampla visão vedam completamente os olhos, ou seja, não existe qualquer tipo de orifício que permita a passagem do ar externo para dentro dos óculos.
-
Sobreposição
São modelos desenvolvidos para serem utilizados como óculos de sobrepor aos óculos de grau do colaborador. Estes modelos têm como característica um visual um pouco maior de forma a garantir proteção adequada e boa visibilidade.
Outro aspecto importante a ser observado é em relação às cores das lentes dos óculos de proteção.
Tonalidades dos óculos de proteção
Veja abaixo quais são as tonalidades mais comuns:
- Incolor – Não possuem proteção contra a luminosidade, mas sim contra partículas volantes e etc.
- Amarelo – Ideal para dias nublados, ambientes de pouca luz ou com pouca visibilidade, em função de neblinas pois aprimoram a visão do trabalhador.
- Verde – Possuem diversos níveis de tonalidade. É recomendada para luminosidade de nível médio, ou quando o tom é mais escuro. Pode ser utilizada até mesmo na área de solda. Esta lente geralmente filtra os raios UV e IR em cerca de 99%.
- Cinza – Protegem contra altas luminosidades e também contra os raios solares, sendo muito utilizada para a realização de serviços a céu aberto
- IN-OUT – Essas lentes possuem um efeito espelhado. São utilizadas para o deslocamento em ambientes, que apresentam diferentes luminosidades, garantido que o colaborador não terá sua visão afetada. São recomendadas para ambientes internos, mas seu uso deve ser feito de maneira intermitente.
É preciso observar as recomendações de uso de cada uma das cores para preservar a saúde e segurança física dos trabalhadores. Desta forma, o equipamento oferecerá a proteção adequada.
Vale ressaltar que a consulta ao CA (Certificado de Aprovação) dos EPIs é fundamental para verificação das proteções oferecidas pelo equipamento, suas limitações, restrições, características construtivas e demais informações pertinentes.
Leitura recomendada: Luvas de segurança: quais os riscos de não usar?
Conheça a Chemical Risk
Agora que você já sabe a importância dos óculos de proteção contra acidentes oculares, é fundamental verificar se a empresa faz a disponibilização e uso correto desse EPI para todos os colaboradores de acordo com seu risco de exposição a acidentes.
Se quiser contar com uma assessoria para fazer o levantamento da situação atual do negócio, indicar os EPIs adequados e treinar os colaboradores para o uso e manutenção do mesmos, conheça a Chemical Risk.
Com mais de 10 anos de experiência no mercado, profissionais altamente capacitados e atendimento de excelência, somos uma consultoria especializada em segurança química e segurança ocupacional.
Disponibilizamos serviços de segurança química, saúde e segurança ocupacional, assuntos regulatórios, emergências químicas, meio ambiente e treinamentos.
Tudo para garantir que sua empresa esteja preparada para garantir a saúde dos trabalhadores, evitar acidentes e se manter em conformidade com a legislação.
Quer saber mais? Precisa de ajuda? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento gratuito.