Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Entenda o que é logística reversa e por que sua empresa deve se preocupar

Se antes no passado o lixo produzido era de apenas de material orgânico, agora ele possui características muito diferentes: pode ser eletrônico, radioativo, industrial, químico, entre tantos outros. Dessa forma, a reciclagem surgiu como alternativa para um problema tão sério e, posteriormente, a logística reversa, nos levando à necessidade de entender o que é logística reversa.

Afinal, considerando que a maior parte do “lixo moderno” leva muito mais tempo para se degradar naturalmente, era necessário se pensar em opções viáveis e de proteção ao meio ambiente. Então, o que fazer com estes resíduos sólidos? Como lidar com esses materiais de forma sustentável?

A resposta para essa questão é a logística reversa, que, além de preservar o meio ambiente, gera vários benefícios para a sociedade como um todo.

Descubra, a seguir, como a logística reversa impacta positivamente a sua empresa!

O que é logística reversa?

Refere-se ao processo de movimentação de mercadorias ou produtos de seu destino final de volta ao fabricante, fornecedor ou outro local designado para fins como devoluções, reparos, reciclagem ou descarte. 

Esse processo envolve a gestão do fluxo de produtos ou materiais na direção oposta da cadeia de abastecimento tradicional. 

Enquanto a logística tradicional se concentra na movimentação de produtos dos fabricantes até os consumidores, a logística reversa trata da movimentação de produtos, dos consumidores de volta ao fabricante ou outro destino. Ou seja, é o caminho oposto.

Quais os passos da logística reversa?

Os principais componentes da logística reversa incluem:

  • Devoluções de produtos – Lidar com produtos devolvidos de clientes, o que pode ser devido a defeitos, insatisfação ou outros motivos.
  • Remanufatura – Recondicionamento ou reconstrução de produtos para trazê-los de volta à condição de novos, prolongando seu ciclo de vida.
  • Reparo e Manutenção – Resolver problemas com produtos por meio de reparos ou manutenção para devolvê-los à condição de funcionamento.
  • Reciclagem e descarte – Gerenciar o descarte ou reciclagem adequado de produtos, componentes ou materiais de embalagem para minimizar o impacto ambiental.
  • Recuperação de Ativo – Recuperação de valor de produtos usados ou obsoletos, seja por meio de reforma e revenda ou recuperação de componentes valiosos.
  • Gerenciamento de recall – Tratamento eficiente de recalls de produtos, onde produtos defeituosos ou potencialmente inseguros são devolvidos para correção ou substituição.

A logística reversa é essencial por vários motivos, incluindo sustentabilidade ambiental, eficiência de custos, conformidade com regulamentos e manutenção da satisfação do cliente. 

À medida em que as empresas e os consumidores se tornam mais conscientes do ponto de vista ambiental, práticas eficazes de logística inversa são cada vez mais importantes para gerir todo o ciclo de vida do produto e contribuir para uma economia circular.

A logística reversa como obrigatoriedade legal

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), a logística reversa consiste em um:

“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta dos resíduos sólidos do setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo e em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada.”

Ou seja, a logística reversa é um conjunto de estratégias e ações para recolher os produtos utilizados, de forma mais barata, ágil e sustentável possível, sem causar danos ao meio ambiente.

Assim, a logística reversa envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo. O objetivo é recuperar os materiais recicláveis para que possam ser reaproveitados dentro dos ciclos da cadeia produtiva, ou tenham outra destinação ambientalmente apropriada.

De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre cada produto é de todos, dos comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos. 

Isso significa que as empresas são obrigadas a aceitarem o retorno de seus produtos descartados, além de se responsabilizar pela destinação ambiental adequada desses itens.

Leitura recomendada: Saiba como implementar um programa de compliance ambiental

Quais produtos devem passar por logística reversa?

Indo além de saber o que é a logística reversa, é importante conhecer os produtos que precisam passar por este processo. Esta prática é obrigatória para importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes dos seguintes itens:

  • Medicamentos, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Embalagens de óleos lubrificantes;
  • Óleos lubrificantes usados ou contaminados;
  • Embalagens em geral;
  • Pneus inservíveis;
  • Baterias e pilhas;
  • Baterias de chumbo ácido;
  • Eletroeletrônicos e seus componentes;
  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • Latas de alumínio para bebidas.

Quais são os benefícios das empresas ao adotarem a logística reversa?

Todos os segmentos e empresas, independentemente de seu porte, devem se preocupar com a coleta, tratamento e descarte adequado de seus resíduos, pois agindo dessa forma irão evitar a contaminação da água, solo e meio ambiente.  

Ao compreender o que é logística reversa, é possível garantir uma prática sustentável empresarial.

Veja também: Como aplicar o desenvolvimento sustentável na produção industrial

Nesse momento, você deve estar se perguntando: quais são os benefícios obtidos ao se adotar a logística reversa? A seguir, destacamos alguns pontos chave:

  • Recuperação de Materiais 

Por meio de processos como reforma, remanufatura e reciclagem, as empresas podem recuperar e reutilizar materiais, reduzindo a necessidade de aquisição de novas matérias-primas.

  • Redução de custos para a eliminação de resíduos 

O tratamento eficiente de devoluções e produtos em fim de vida pode minimizar os custos de eliminação e as taxas associadas à gestão de resíduos.

  • Maior satisfação dos clientes 

Simplificar o processo de devolução aprimora a satisfação do cliente. Um sistema de logística reversa eficaz permite que os clientes devolvam produtos sem complicações, melhorando a experiência geral do cliente. Inclusive, 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade, conforme pesquisa divulgada na Apas Show.

  • Fidelidade à marca 

Experiências positivas com devoluções e descarte de produtos contribuem para a fidelidade à marca e a confiança do cliente.

  • Impacto Ambiental Reduzido 

Ao incorporar práticas como reciclagem, renovação e refabricação, as empresas podem contribuir para a conservação ambiental, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e promover práticas empresariais sustentáveis.

  • Conformidade com os regulamentos legais 

O cumprimento dos regulamentos e padrões ambientais para a eliminação de produtos não é apenas eticamente responsável, mas também pode evitar problemas legais.

  • Gestão de estoque 

A logística reversa eficaz ajuda a gerenciar o excesso de estoque, reduzindo o impacto financeiro de produtos não vendidos ou devolvidos. Isto contribui para uma cadeia de abastecimento mais resiliente e adaptável.

  • Eficiência de Recursos 

A adoção da logística reversa apoia os princípios de uma economia circular, promovendo a reutilização e reciclagem de produtos e materiais, minimizando o desperdício e prolongando o ciclo de vida dos produtos.

  • Modelo de Negócios Sustentável 

As empresas que incorporam a logística reversa alinham-se com as crescentes expectativas dos consumidores em relação a práticas comerciais sustentáveis e responsáveis.

  • Recuperação de Ativos 

As empresas podem recuperar o valor de produtos devolvidos ou obsoletos, reformando-os e revendendo-os ou extraindo componentes valiosos. Este fluxo de receitas adicional contribui para a rentabilidade global.

  • Remanufatura econômica

A remanufatura de produtos pode ser mais econômica do que a produção de produtos inteiramente novos, levando a maiores margens de lucro.

A logística reversa, além de ser uma prática obrigatória para alguns tipos de negócio, pode ser adotada por qualquer empresa que busca aprimorar alguns processos e resultados.

Essa prática ajuda não apenas para otimização de custos, mas também estando inserida no planejamento estratégico de muitas empresas quanto à imagem das suas marcas perante o público e o mercado.

Como a Chemical Risk pode te ajudar

Saber o que é logística reversa é apenas um dos componentes do compliance ambiental das empresas. 

Para garantir o cumprimento das legislações e promover o compliance ambiental no seu negócio, conte com o apoio de uma consultoria especializada, experiente e com know how em segurança química, ocupacional e meio ambiente, como a Chemical Risk.

Com profissionais altamente qualificados e mais de 10 anos no mercado, disponibilizamos uma série de serviços voltados para segurança química e também para o meio ambiente.

Assim, te ajudamos desde a avaliação dos riscos químicos existentes no ambiente de trabalho e seus impactos ambientais até a execução do plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) e o programa de gerenciamento de riscos (PGR).

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *