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Saúde, segurança e bem-estar no trabalho: como atingir estes objetivos? 

No mundo corporativo atualmente, há uma percepção importante de que a saúde e o bem-estar no trabalho se tornaram indispensáveis. 

Afinal, apesar dos riscos de segurança ocupacional, todos os colaboradores têm direito à saúde, proteção e bem-estar no trabalho. Todos têm o direito de voltar de suas atividades pelo menos tão saudáveisl quanto estavam quando foram trabalhar. 

Nesse sentido, segurança e saúde ocupacional (SST) está intimamente conectada com o bem-estar no trabalho. 

Leitura recomendada: É verdade ou mentira? Confira mitos da segurança ocupacional

Relação entre SST e bem-estar no trabalho

A SST melhora o bem-estar no trabalho, e o bem-estar no trabalho afeta o sucesso da SST.

O local de trabalho deve ter estruturas e materiais seguros e saudáveis, juntamente com iluminação e temperatura adequadas para o trabalho. O ar interno deve ser limpo e a ventilação deve ser suficientemente eficaz.

O dever da empresa é eliminar os perigos e danos do ambiente de trabalho ou mantê-los no mínimo. Os perigos são analisados com a avaliação de risco, que leva em consideração:

No outro extremo, além dos direitos, os colaboradores também têm responsabilidades que podem impactar o bem-estar no trabalho e fazer da SST um sucesso.

Para que isso aconteça, a responsabilidade deve ser compartilhada, com cada um fazendo sua parte para o bem-estar de todos.

O que é bem-estar no trabalho?

É comum pensar que o bem-estar se refere apenas à saúde física, mas qualquer definição completa de bem-estar deve abranger muito mais.

O bem-estar inclui os principais componentes de uma vida excelente – as experiências e percepções de um indivíduo sobre o que é importante. Em última análise, representa como está indo a vida de alguém.

Portanto, bem-estar no local de trabalho é um termo que abrange os diferentes aspectos da vida profissional, como a forma como alguém se sente em relação ao seu trabalho ou à segurança do seu ambiente. Isto também inclui como as obrigações profissionais e a remuneração do colaborador afetam a sua saúde e satisfação no trabalho. 

Ou seja, faz referência à saúde geral mental, física e emocional e à satisfação dos funcionários no local de trabalho. Engloba uma variedade de fatores que contribuem para a qualidade de vida de um indivíduo no trabalho, bem como para a sua capacidade de desempenhar a sua atividade de forma eficaz e sentir-se realizado no seu papel. 

Como resultado, os profissioanis também podem se sentir melhor e desfrutar de seu trabalho. O que pode trazer muitos benefícios para funcionários e empregadores.

Principais perigos presentes no local de trabalho

Os principais riscos encontrados no local de trabalho podem ser amplamente categorizados em riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos, psicossociais e ambientais.

A seguir, apresentamos uma visão geral de cada categoria:

  • Perigos físicos 

Podemos incluir aqui pisos molhados, superfícies irregulares e pouca iluminação. Outros perigos presentes são peças móveis, arestas vivas e uso inadequado de máquinas, com potencial de causar ferimentos. O ruído também está presente nos locais de trabalho, que pode levar a perda auditiva. Radiações ionizantes e não ionizantes podem estar presentes assim como a vibração.  

  • Riscos biológicos 

Podemos incluir exposição a bactérias, vírus e fungos e mordidas, picadas e doenças transmitidas por animais e insetos.

  • Riscos químicos 

Produtos químicos podem causar envenenamento, problemas respiratórios e irritação e corrosão da pele.

  • Riscos ergonômicos 

Movimentos repetidos, má postura e o manuseio manual de objetos e cargas são alguns dos riscos ergonômicos nas empresas. 

  • Riscos psicossociais 

Cargas de trabalho elevadas, prazos apertados e falta de controle sobre o trabalho podem causar estresse e problemas de saúde mental. Assédio e bullying podem levar a traumas psicológicos, diminuição do moral e problemas de saúde mental. O mau equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode levar ao esgotamento e à diminuição do bem-estar.

  • Riscos ambientais 

Trabalhar em ambientes muito quentes ou frios pode causar estresse térmico ou hipotermia. A exposição a poluentes, a falta de ventilação e os contaminantes do ar interior podem afetar a saúde respiratória.

Estratégias para melhorar o bem-estar no trabalho dos seus colaboradores

Aumentar o bem-estar no trabalho envolve uma abordagem holística que contempla os aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais da vida dos funcionários. 

Aqui estão algumas ações que podem ser adotadas para melhorar o bem-estar no trabalho:

1. Dê aos colaboradores mais autonomia

Ter pouca autonomia sobre a realização do trabalho gera não apenas a problemas de saúde mental, mas também taxas mais altas de doenças cardíacas. A combinação de altas demandas de trabalho e baixo controle do trabalho aumenta significativamente os riscos de diabetes e morte por causas cardiovasculares. Mesmo mudanças relativamente pequenas na autonomia do colaborador podem fazer a diferença no bem-estar dos funcionários.

2. Permita mais flexibilidade 

Mais opções ou controle sobre seus horários de trabalho melhora a saúde mental dos colaboradores. Basta flexibilizar os horários de início e de parada e verificar a possibilidade de incluir dias de home office no expediente.

3. Ofereça aos funcionários oportunidades de resolver problemas 

Participar de melhorias no local de trabalho pode ser uma abordagem eficaz para promover o bem-estar, pois os profissionais vão se sentir incluídos nas decisões que afetam suas atividades.

4. Proporcione um ambiente de trabalho saudável 

Os ambientes de trabalho em uma empresa são um dos principais pontos no bem-estar de seus colaboradores. É indispensável promover ambientes limpos e arejados, com efetivo controle dos riscos presentes, instrumentos de trabalho adequados e em bom estado. 

É imprescindível um programa de treinamentos, que contemple o conhecimento de todas as medidas de proteção requeridas em função dos riscos existentes. 

5. Mantenha cargas de trabalho razoáveis 

Altas demandas, longas horas ou pressão para trabalhar muito ou rapidamente, podem ter um impacto substancial na saúde e no bem-estar dos funcionários. Contratar funcionários para distribuir as tarefas pode parecer caro, mas os empregadores também pagam um preço real quando funcionários exaustos ou doentes se esgotam, faltam ou pedem demissão. 

Veja também: Nova lista de doenças relacionadas ao trabalho tem burnout

6.  Promova o senso de pertencimento social entre os funcionários 

Criar uma cultura na qual os funcionários possam desenvolver relacionamentos de apoio com seus colegas pode ser uma estratégia importante para aumentar o bem-estar no trabalho.

7. Preocupe-se com o crescimento profissional do time

As empresas podem melhorar o bem-estar, criando oportunidades de desenvolvimento para os funcionários. Normalmente, trabalhar em uma empresa que se preocupa com seu progresso e crescimento profissional é importante para os colaboradores, pois faz com que se sintam valorizados.

Promover e apoiar o bem-estar dos colaboradores deve estar no centro do propósito de defender melhores condições de trabalho e de vida profissional. Isso porque um programa eficaz pode proporcionar benefícios mútuos a pessoas, organizações, economias e comunidades. 

No entanto, as iniciativas, muitas vezes, ficam aquém do seu potencial, porque são independentes, ou isoladas da atividade cotidiana. Para obter benefícios reais, as prioridades de bem-estar dos colaboradores devem ser integradas em toda a organização, incorporadas na sua cultura, liderança e gestão de pessoas.

8. Não se esqueça de incentivar pausas e atividades físicas

Claro que o bem-estar no trabalho vai muito além do bem-estar físico, como já mencionamos anteriormente. No entanto, para que os funcionários tenham melhor rendimento e fiquem mais satisfeitos na empresa, vale a pena implementar pausas durante o expediente e estimular que os colaboradores façam alongamentos. Sem contar que é fundamental incentivar que eles pratiquem exercícios em casa.

Conheça a Chemical Risk

Para garantir o bem-estar no trabalho, saúde e a segurança dos colaboradores, conte com uma empresa especializada em gestão de segurança química e saúde ocupacional.

Com mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente qualificados, serviços de excelência e histórias de sucesso com clientes satisfeitos, a Chemical Risk tem todos os serviços que você precisa para atingir tais objetivos.

Atuamos desde a análise e mapeamento de todos os riscos e problemas existentes na sua empresa até a elaboração de um projeto completo com todas as medidas de segurança necessárias. O que engloba:

  • Criação de documentos de segurança;
  • Uso de equipamentos de proteção;
  • Como melhorar a sinalização;
  • Segregação de produtos químicos;
  • Rótulos adequados;
  • Entre outros itens.

Também disponibilizamos treinamentos para empresas. Assim, é possível ajudar no esclarecimento e na conscientização de todos os colaboradores sobre os riscos enfrentados e como se prevenir.

Quer saber mais informações? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e solicite um orçamento!

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