Índice
TogglePor que não começar a pensar na organização de SIPAT desde já?
Entendendo o que é a SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é um evento que tem como objetivo trazer uma série de atividades que promova uma maior conscientização nos trabalhadores sobre a forma de prevenir acidentes e doenças ocupacionais quando da execução de suas funções. Foi publicada na Portaria nº 3.214 de junho de 1978, que aprovou uma série de Normas Regulamentadoras (NRs) voltada para a segurança do trabalho. Uma dessas NRs é a NR-5 que trata especificamente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e define como uma das atribuições da CIPA “promover anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.”
Importante lembrar que a realização da SIPAT é obrigatória e independe do tamanho ou segmento da empresa sendo um evento com foco em segurança do trabalho.
Quando deve ser realizada?
A SIPAT é um evento anual que deve ser realizado durante o horário de trabalho e como o próprio nome diz, deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana.
Quando bem organizada a SIPAT leva a uma maior integração entre CIPA, funcionários e SESMT.
Quais são os objetivos de uma SIPAT
Se considerarmos que o objetivo principal de uma SIPAT é através de palestras, gincanas, teatro, sorteios e atividades motivacionais desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, podemos concluir que o que buscamos é desenvolver no trabalhador o autocuidado e o cuidado mútuo de forma a se tornar um comportamento internalizado.
Nessa questão, é importante que seja definido um bom tema para a SIPAT, pois em torno do mesmo poderão ser desenvolvidas todas as ações para efetivação do evento.
E como definir temas interessantes a serem abordados na SIPAT?
Uma opção interessante é encontrar temas que possam combater algum problema comportamental de segurança do trabalho que possa estar ocorrendo na sua empresa.
Converse com os funcionários anotando todas as sugestões interessantes e leve para a reunião da CIPA para em conjunto escolher as que são mais importantes para a realidade da sua empresa.
E não se esqueça: a SIPAT é uma importante ferramenta de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais então tente ao máximo não sair dessa linha de temas.
Escrito por: Engª Iride Alago