Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Eficiência energética na indústria: como otimizar o consumo e reduzir custos

Atualmente, um dos debates mais necessários para a sustentabilidade do planeta gira em torno de duas palavras: eficiência energética.

Quando a geração e uso de energia elétrica acontece com menos recursos, mas mantendo ou aumentando a capacidade de produção na indústria, está presente a eficiência energética. Essa é uma grande aliada dos empresários que buscam soluções para aumentar a competitividade dos negócios num mercado cada vez mais acirrado.

A indústria brasileira responde por mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no Brasil. Equipamentos presentes no dia a dia dessas instalações industriais, como motores, bombas e compressores, impactam a demanda de energia, assim como os requisitos do sistema elétrico. 

Se considerarmos que 50% dos custos industriais são provenientes de atividades elétricas, fica evidente que, sendo um dos principais insumos da cadeia industrial, a energia deve ser utilizada da forma mais racional e econômica possível. Nesse ponto, se evidencia a importância de se voltar para as estratégias de eficiência energética nas indústrias.  

Leitura recomendada: Como melhorar a gestão de ativos na indústria

O que é eficiência energética?

A eficiência energética tem como objetivo otimizar o aproveitamento das fontes de energia para reduzir custos e colaborar com o meio ambiente. Isso significa realizar os mesmos processos utilizando menos recursos.

Principais benefícios da eficiência energética

Redução de custos

Ao se dedicar a estratégias com foco na eficiência energética, o primeiro benefício que poderá ser notado é a redução considerável na conta de luz no final do mês, uma vez que os insumos serão melhor aproveitados. 

Menor desperdício

Por consequência, haverá menor desperdício em diferentes etapas do processo produtivo. E, ao diminuir o desperdício, menos energia precisará ser gerada para a realização dos processos e, consequentemente, haverá uma disponibilidade maior de recursos para serem investidos em outras melhorias. 

Contribuição ao meio ambiente

Isso nos leva ao segundo benefício que é a contribuição para o meio ambiente, através do aumento da sustentabilidade. As ações de eficiência energética já são um ato de consumo consciente, uma vez que o uso racional de energia ajuda a reduzir a emissão de CO2, um dos poluentes que mais contribuem para o aquecimento global. E sabemos que qualquer tipo de geração de energia tem um impacto ambiental, até mesmo as fontes renováveis.

Maior previsibilidade de gastos

Podemos citar ainda um terceiro benefício que se refere a uma maior previsibilidade/assertividade. Isso porque, com um plano de eficiência energética, você poderá controlar melhor as despesas da empresa e conhecer seus principais ‘consumidores’ de energia. 

Dessa maneira, será possível ter uma maior previsão dos gastos mês a mês e conhecer as variáveis que impactam seu consumo, como temperatura externa, época do ano, datas festivas, trazendo maior assertividade na elaboração dos orçamentos anuais.

Melhoria da operação

Além disso, há um quarto benefício que diz respeito à melhoria da operação. Ao desenvolver um projeto com foco em fontes de energia renovável, também deve ser avaliada a necessidade de atualização de maquinário ou equipamentos utilizados pela empresa. Afinal, não faz sentido produzir energia limpa para abastecer um sistema ineficiente que consome mais energia por estar desatualizado. 

Nesse sentido, é necessário pesquisar as inovações existentes para o seu tipo de negócio. O que permitirá que, além de trazer novas tecnologias à sua organização, também vai contribuir para que os processos aconteçam de forma muito mais otimizada.

Leitura recomendada: O que é ciclo de vida do produto e qual sua importância

Dicas para alcançar a eficiência energética

Como já mencionamos, a eficiência energética é um conjunto de ações elaboradas para otimizar o uso das fontes de energia.

O gerenciamento de recursos como a energia elétrica pode ser bastante complexo. Porém, algumas ações simples podem ajudar na redução de consumo, auxiliando as empresas na meta de alcançar a eficiência energética. São elas:

  • Investir em fontes de energia renováveis 

A energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, sendo renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.

A energia fotovoltaica também contribui para a diminuição da poluição sonora. Seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando a produção de ruídos desagradáveis. 

Outra forma de energia renovável é a eólica, que é produzida pela força dos ventos, transformada em energia elétrica através de um equipamento chamado turbina eólica (ou aerogerador), os quais incluem hélices que se movimentam com a velocidade do vento. É considerada uma fonte limpa e renovável.

  • Otimizar a iluminação predial 

Uma das maneiras mais simples de diminuir gastos com energia elétrica é com a otimização da iluminação. Para isso, devem ser considerados os tipos de luzes, localização, tecnologia escolhida, sistemas de controle e outras condições, que devem estar adequadas para resultar em maior eficiência. 

Para otimizar a iluminação nos empreendimentos, algumas dicas são:

  • Substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED;
  • Utilizar temporizadores ou fotocélulas para ambientes externos;
  • Ajustar os níveis de iluminação para as necessidades específicas;
  • Aproveitar ao máximo a iluminação natural, com coberturas transparentes;
  • Instalar sensores de presença para desligar automaticamente luzes não usadas.
  • Substituir motores elétricos ineficientes 

Para reduzir a quantidade de energia requerida no quadro de distribuição de energia das indústrias, uma das principais alternativas é a substituição de motores elétricos por modelos de maior eficiência. 

O que pode gerar uma economia significativa ao longo da vida útil do equipamento, além de reduzir o tempo desperdiçado em paradas, o aumento da produtividade e da confiabilidade nos maquinários. 

Com relação aos motores, podemos citar algumas dicas: 

  • Otimizar a eficiência de transmissão com correias sincronizadas;
  • Considerar o uso de um motor com velocidade variável;
  • Altos fatores de carga resultam em maior potência e eficiência;
  • Certificar-se de escolher um motor com tensão dentro dos limites.
  • Minimizar perda de temperatura 

Adotar isolamento térmico em processos industriais que envolvam calor, para minimizar as perdas de temperatura, diminui o consumo de energia. 

Saiba mais: Como a manutenção industrial evita acidentes de trabalho

  • Invista em manutenção 

Seja qual for a empresa, uma avaliação constante dos equipamentos é sempre válida. Veja a seguir:

  • Nas indústrias, considere trocar os motores dos maquinários pelos de alta performance, pois economizam de 20% a 30% de energia em comparação com os tradicionais. 
  • Equipamentos de refrigeração costumam consumir bastante energia, e devem ser avaliados sobre o momento de substituição por outros mais modernos e eficientes. Cuide também de mantê-los sempre limpos, pois a sujeira pode prejudicar a performance e gastar mais energia. 
  • Caldeiras a gás ou elétricas para a produção de vapor podem ser substituídas por outras opções para esse fim, como a cogeração ou as placas solares.
  • A climatização, comum em quase todas as indústrias, deve passar por manutenção frequente e, se necessário, troca. Assim, é possível torná-lo muito mais eficiente.
  • Conscientizar e orientar os colaboradores 

Qualquer estratégia de economia deve envolver os colaboradores para que alcance resultados satisfatórios. A seguir, alguns pontos a serem abordados:

  • Reforce a necessidade de apagar a luz em ambientes vazios – Uma parte significativa dos custos com energia elétrica vem da iluminação de ambientes e adotar o simples hábito de apagar as lâmpadas de locais que não estejam ocupados já torna o uso da energia muito mais racional. O que, por consequência, impacta de forma positiva o valor da conta. Implementar essa mudança pode ser feita através de comunicados internos ou até mesmo de pequenos lembretes fixados nos pontos de circulação e próximos de interruptores. 
  • Incentive o uso de luz natural – Mesmo nos locais nos quais há presença de pessoas, nem sempre é necessário acionar as luzes, pois, em boa parte do horário comercial (que é quando a maioria das empresas atua), o sol fornece a luminosidade necessária para o desenvolvimento das atividades.
  • Desligar equipamentos ociosos – Nem todos os equipamentos utilizados em uma empresa precisam ser mantidos ligados (ou mesmo conectados à tomada) o tempo todo. Portanto, conscientize os colaboradores a não deixarem nada que não esteja em uso ligado ou mesmo na posição stand-by.

A busca pela eficiência energética tem como objetivo atingir maior sustentabilidade, em benefício do meio ambiente e da vida no futuro. Às organizações que ainda não tenham se convencido sobre a importância do investimento na eficiência energética, é importante avaliar as rápidas mudanças do mundo atual. E, para continuarem competitivas, com alto valor de mercado e boa rentabilidade, elas precisam se adaptar às tendências de mercado.

Conheça a Chemical Risk

Além de melhorar a eficiência energética na indústria em prol da sustentabilidade, não esqueça também de trabalhar na gestão de resíduos e na adequação do uso de produtos químicos.

Para isso, conte com uma consultoria especializada em gestão de produtos químicos, segurança do trabalho e meio ambiente, como a Chemical Risk.

Com profissionais amplamente qualificados, mais de 10 anos de mercado e serviços de excelência, atuamos em todas essas frentes para ajudar a sua indústria. Quer saber mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *