Antes de terminar de ler este primeiro parágrafo, já terá ocorrido um acidente de trabalho no Brasil. Estima-se que, entre um caso e outro, passem apenas 48 segundos de acordo com a média nacional. Muitos dos casos de acidentes ocorrem com produtos químicos. Por isso, uma gestão de segurança química é primordial para evitar os riscos e manter a proteção de todos os envolvidos.
Índice
ToggleMais números de acidentes de trabalho
Além dos dados apresentados anteriormente, o cenário se mostra ainda preocupante em relação aos acidentes de trabalho. A cada três horas, 38 minutos e 43 segundos, uma pessoa morre nessas circunstâncias no país.
De acordo com estimativas recentes publicadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por ano, 2,78 milhões de trabalhadores morrem devido a acidentes de trabalho e doenças profissionais, sendo 2,4 milhões devido a doenças. E tem mais: 374 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho não fatais.
No Brasil, em 2018, ocorreram 576.951 acidentes de trabalho de acordo com o Anuário Estatístico de Previdência Social. Hoje, em uma lista com mais de 200 países, ocupamos o quarto lugar no ranking das nações que apresentam mais mortes decorrentes de acidentes do trabalho.
Esses números por si só já justificam a adoção de uma gestão de segurança química séria. Afinal, os produtos químicos, seus compostos e derivados usados costumeiramente na indústria são um dos principais causadores de acidentes no ambiente de trabalho.
Mas aí surge uma questão: se a segurança química está relacionada com produtos químicos, então apenas as indústrias químicas é que devem se preocupar com isso, certo? Errado! E a resposta vem logo a seguir.
Leia também: Riscos dos produtos químicos no ambiente de trabalho: legislação e penalidades
Quais empresas devem realizar a gestão de segurança química?
A indústria química está relacionada a todas as inovações tecnológicas da sociedade de consumo. Ela fabrica uma ampla lista de produtos e matérias-primas para diversos setores industriais, convertendo produtos primários em milhares de produtos químicos secundários e terciários de grande importância no dia a dia das pessoas.
Esses produtos são essenciais a atividades que vão desde o tratamento da água e esgoto, até a produção de alimentos, de medicamentos e vacinas, na construção civil, na produção metalomecânica e nas tecnologias de informação.
Como podemos perceber, a presença de produtos químicos está em praticamente todos os segmentos industriais e tudo ou quase tudo tem de uma forma ou outra um produto químico em sua composição. Ou seja, a química está presente no nosso dia a dia, desde o momento em que acordamos até a hora de ir dormir.
Olhe ao seu redor e verifique se consegue identificar algum item que não precisou de um produto químico para sua fabricação. O gráfico abaixo ilustra bem o que acabamos de falar.
Resumindo, todas as empresas que empregam produtos químicos em seus processos industriais devem realizar a gestão de segurança química.
Outra informação que nos dá uma ideia da importância dos produtos químicos é que existem atualmente mais de 159 milhões de substâncias químicas orgânicas e inorgânicas registradas no Chemical Abstract Service (CAS). E, a cada dia, novos produtos químicos são desenvolvidos.
Leitura recomendada: Riscos químicos no trabalho: como funciona a avaliação qualitativa
O que contempla a gestão de segurança química?
A gestão de segurança química contempla a análise de todas as etapas do ciclo de vida de um produto químico, que vai desde o seu recebimento, armazenamento, manuseio, transporte até a gestão dos resíduos.
Essa avaliação considera toda a legislação pertinente às diversas etapas e a conformidade da empresa.
O resultado final é um plano de ação que visa a melhoria contínua de todos os processos. Dessa forma, é possível melhorar proteção dos trabalhadores, garantir a saúde de todos e a preservação do meio ambiente.
Para a empresa, alguns dos benefícios alcançados são:
- Diminuição dos acidentes;
- Aumento da qualidade de vida;
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos;
- Credibilidade;
- Melhora da imagem perante o mercado;
- Menos riscos de sofrer multas.
Leia também: Documentos de segurança química: por que contratar uma consultoria?
Conheça a Chemical Risk
A Chemical Risk é uma empresa especializada em gestão de segurança química com profissionais altamente qualificados e com conhecimento de mercado.
Proporcionamos aos nossos clientes segurança, qualidade e eficiência em serviços de consultoria, desenvolvimento, coordenação e execução de diversos tipos de projetos de segurança química.
Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores técnicos e solicite um orçamento!
É, a gestão é emportante sim, é tudo que se possa fazer numa empresa,des da entrada e saída, dos colaboradores, deles executarem seus trabalhos, se equipa de proteção
Prezada Ana Paula,
Obrigada pelo seu comentário!
Continue nos acompanhando!
Abç!
Deixe um comentário