Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Inovação sustentável na indústria: ações práticas para implementar

Com a crise que atravessamos, tanto de saúde, como no aspecto financeiro, a inovação é a principal ferramenta para enfrentar o cenário no segmento industrial. Isso envolve a busca por soluções capazes de promover a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento de forma sustentável. Logo, a inovação sustentável na indústria é um elemento chave.

O que possibilita essa iniciativa é a certeza de que com o aumento de investimento será possível a inserção no âmbito da Indústria 4.0, tornando não só a indústria mais competitiva, mas todos os segmentos econômicos. Ao mesmo tempo, a pandemia tem mostrado a importância de se fazer isso de maneira sustentada. E nenhum outro setor se relaciona mais com a inovação do que a indústria.

Leitura recomendada: Como adequar a gestão de produtos químicos à indústria 4.0

O que é a inovação sustentável na indústria?

A inovação sustentável pode ser definida como a criação, adoção ou melhoria de produtos, processos e sistemas organizacionais, que envolvem as dimensões da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a inovação sustentável difere da inovação convencional, porque busca uma forma de conciliar prioridades econômicas e ambientais. Assim, tem como objetivo diminuir, de forma intencional ou não, os impactos causados pelos seus produtos e processos no meio ambiente. 

Geralmente, a inovação convencional é intencional e visa somente o retorno econômico. 

É possível inovar de diferentes maneiras dentro de uma empresa. E a ação de mudar só é possível após a consciência dos parceiros, colaboradores e da própria gerência. Além disso, as inovações proporcionam uma mudança não só de mentalidade, mas também de métodos, processos organizacionais e até mesmo de ferramentas.

As inovações podem ocorrer dentro da gestão, nos processos produtivos ou na melhoria de algum produto ou serviço. Todas essas mudanças necessitam de um tripé:

  • Pessoas;
  • Negócios;
  • Tecnologias.

Mas a sustentabilidade não se refere apenas a grandes medidas, sendo que as empresas podem iniciar com pequenas ações de sustentabilidade e, conforme as possibilidades, avançarem nessa perspectiva. Por exemplo, reciclando o lixo produzido, usando materiais recicláveis, planejando sistemas de tratamento e reaproveitamento de água, reutilização de matéria prima, economia de energia elétrica, entre outras iniciativas. 

Leitura recomendada: Química verde: sustentabilidade e sua importância na gestão de produtos químicos

Principais benefícios da inovação sustentável na indústria

Já não é mais segredo para ninguém o quanto precisamos cuidar do meio ambiente. Seja na esfera pessoal ou na empresarial, se preocupar com a sustentabilidade se transformou em uma obrigação para todos.

As empresas que assumem esse compromisso com a inovação sustentável obtêm vários benefícios. Entre eles, podemos destacar:

  • Fortalecimento significativo na percepção da marca 

O consumidor atual é exigente na escolha dos negócios com os quais vai se relacionar e procura por aqueles que ofereçam mais do que simples produtos. 

Para se consolidar no mercado, é preciso que a marca construa sua imagem. Com esse objetivo, as organizações costumam se apoiar em elementos palpáveis como uma boa identidade visual e um bom slogan. Porém, para uma estratégia mais forte, é fundamental um posicionamento bem definido. 

Nesse contexto, uma imagem corporativa ligada à responsabilidade e às iniciativas sustentáveis trará mais destaque para uma empresa no mercado.

  • Redução dos custos 

Para tornar uma produção mais sustentável, é preciso otimizar processos e fazer mais com menos recursos. Assim, a busca por sustentabilidade na produção é, também, uma porta de entrada para maior eficiência. 

Potencializar o uso das embalagens, por exemplo, significa melhorar a eficiência logística. Investir em lâmpadas de LED ou em fontes renováveis de energia é pensar em eficiência energética. Da mesma forma, reduzir desperdícios e reaproveitar resíduos é aprimorar o rendimento produtivo. 

Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, também proporcionam uma redução dos custos de produção.

  • Aumento da competitividade no mercado 

Não importa qual seja o segmento de atuação, a concorrência é muito alta. Hoje, o consumidor espera que as empresas façam mais pela sociedade e leva isso em consideração na hora de escolher os produtos que irá comprar. 

Quando uma marca promove ações de sustentabilidade, ela envia um sinal positivo a esse exigente público, criando conexões mais fortes. Dessa forma, esses clientes, além de consumir, serão leais à marca e tendem a recomendá-la para mais pessoas.

Leitura recomendada: O que é ESG e sua importância na gestão de produtos químicos?

A inovação sustentável na indústria aplicada ao segmento químico

Os produtos e as tecnologias do segmento químico promovem soluções sustentáveis que estão presentes em inúmeras aplicações no dia a dia das pessoas. 

Várias são as iniciativas neste setor que investe em atividades, processos e equipamentos para auxiliar na conservação dos recursos naturais. Vamos ver algumas medidas de inovação sustentável na indústria química:

Programas de eficiência energética

A adoção de programas de eficiência energética, principalmente no que diz respeito à iluminação e à temperatura, contribuem para a redução no consumo de energia no setor. Para isso, é possível incorporar planos de manutenção preventiva, projetar edificações buscando eficiência energética e implementar sistemas de isolamento térmico mais eficazes.

Adicionalmente, a indústria passou a diversificar sua matriz energética e a buscar fontes alternativas de energia. Essas ações fazem parte do uso racional de energia elétrica. 

Geração de efluentes

Outra iniciativa a ser considerada é a redução da geração de efluentes obtida com mudanças de processos, melhoria nos ciclos de lavagem de equipamentos e a correta segregação de descarte.

Reuso de água

Mais uma ação de inovação sustentável na indústria diz respeito ao reuso da água. Por meio de investimentos em instalações, produtos, tecnologias e procedimentos, é possível reduzir o consumo e reaproveitar a água, resultando em uma diminuição na captação de água pelas indústrias químicas.

Tecnologias limpas

Nesse contexto de sustentabilidade, a criatividade vai longe e as inovações são diversas. As tecnologias limpas contemplam novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados. Sua finalidade sempre é a de reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético do ciclo produtivo.

Como a biotecnologia ajuda na inovação sustentável na indústria

Nesse cenário, temos a biotecnologia que é um dos setores da bioeconomia. Aliar biodiversidade com tecnologia e inovação sustentável é a base principal da bioeconomia.  

A biotecnologia pode desempenhar um papel importante para atingir as metas da sustentabilidade. Veja, a seguir, alguns exemplos do uso dessas tecnologias:

  • Produção de etanol e biocombustíveis

A produção de etanol por via fermentativa é, por definição, um processo biotecnológico, uma vez que o responsável pela transformação do açúcar em álcool é um ser vivo, a levedura Saccharomyces cerevisiae. 

Essa levedura é utilizada pelo homem para a produção de alimentos e bebidas, entre outros produtos de considerável importância econômica. Ainda falando de biocombustíveis, temos o biodiesel que é obtido pela transformação de óleos renováveis. 

  • Substituição de plásticos

Para resolver a questão do lixo urbano e industrial, a substituição de plásticos de origem petroquímica por plásticos produzidos por micro-organismos surge como uma ótima alternativa. Uma vez que os biopolímeros são materiais biocompatíveis e totalmente biodegradáveis.

  • Recuperação do solo

A biorremediação também é descendente da biotecnologia. Ela consiste em recuperar o solo contaminado por meio de enzimas ou microorganismos (bactérias, fungos, leveduras etc). É um processo seguro e eficiente, capaz de deixar as substâncias contaminadas com pouca ou nenhuma toxicidade. Dois exemplos de aplicação são nos lixões e aterros sanitários. 

Existe um vasto campo de descobertas a serem realizadas dentro da biotecnologia. O que contribui de forma muito importante para o equilíbrio entre as atividades humanas e a preservação do planeta.  

Nesse momento de retomada, existe a oportunidade de se estabelecer uma recuperação com o olhar voltado para o futuro. Por isso, é chegado o momento da inovação sustentável na indústria.

O que uma consultoria pode fazer pela inovação sustentável na indústria?

De olho nesse cenário de inovação sustentável na indústria, uma consultoria especializada em gestão de segurança química pode ajudar e muito a sua empresa.

A Chemical Risk conta com serviços voltados ao meio ambiente para auxiliar sua indústria não só na regularização junto às legislações e aos órgãos fiscalizadores, como também na criação e consolidação de uma visão sustentável. O que vai trazer maior economia, melhor imagem junto ao público e maior competitividade.

Fornecemos diversos serviços de meio ambiente como por exemplo:

  • Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS)
  • Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
  • Emissão e renovação da Licença de Operação da Cetesb
  • Emissão e renovação do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

Além disso, contamos com uma série de treinamentos para empresas, incluindo risco ambiental e ecotoxicologia.

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *