Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Doenças oculares no ambiente de trabalho: veja a importância dos óculos de segurança

Dos nossos sentidos, podemos dizer que a visão é um dos principais, pois a utilizamos por cerca de 16 horas por dia e praticamente 80% das informações que recebemos chegam por meio dos olhos. Diante disso, nem é preciso perguntar por que é imprescindível proteger os nossos olhos com óculos de segurança

Em 2021, ocorreram 14.104 acidentes de trabalho envolvendo os olhos, de acordo com o Radar SIT, plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Por serem os mais importantes órgãos de comunicação com o mundo exterior, os nossos olhos, quando prejudicados por um acidente, comprometem drasticamente nossa vida pessoal e profissional.

Todas as lesões oculares no local de trabalho têm um custo elevadíssimo por ano em perda de produtividade, tratamento médico e compensação da ausência do trabalhador. O mais alarmante nessa realidade é que 90% desses acidentes poderiam ser evitados simplesmente pelo uso dos óculos de segurança. 

Isso demonstra como é importante a utilização correta dos óculos de proteção, principalmente nos diversos setores da indústria que oferecem risco à saúde dos profissionais. Com isso, além de prevenir acidentes, é possível suavizar os efeitos do contato prolongado com agentes nocivos no local de trabalho.

Leitura recomendada: Luvas de segurança: quais os riscos de não usar?

Os 6 acidentes oculares mais comuns no seu local de trabalho

Os colaboradores mais acometidos pelo Acidente Ocular de Trabalho (AOT) são os que atuam nos setores industriais, seguidos pela construção civil e agropecuária.

Os acidentes oculares no local de trabalho podem ocorrer por algumas razões: pela falta de conhecimento ou treinamento do colaborador em relação à qual proteção ocular usar, ou por não ter recebido o EPI correto para realizar a sua atividade. Confira, a seguir, as principais lesões!

  • Queimaduras 

Seja pela exposição a agentes químicos ou físicos, as queimaduras podem gerar danos irreversíveis. As queimaduras fotoelétricas são consequências do uso inadequado de óculos de proteção no momento da solda, por exemplo, podendo gerar sintomas até 12 horas após o ocorrido. Nesses casos, dor muito forte, lacrimejamento, aversão à luz e vermelhidão são as reclamações mais comuns.

As queimaduras térmicas, quando não afetam o globo ocular, podem provocar uma retração das pálpebras, impedindo o fechamento dos olhos e deixando-os susceptíveis a ressecamento e infecções. Já as queimaduras químicas ocorrem devido ao contato do olho com substâncias como a soda cáustica.

  • Contusões 

As lesões desse tipo se caracterizam por não haver perfuração dos tecidos. Assim, os danos são provocados pelo choque de superfícies. Objetos sem ponta ou o próprio maquinário da empresa são frequentemente os culpados, podendo provocar fratura do osso que sustenta a órbita e aumentar a pressão interna. 

Os sintomas desses acidentes oculares são visão dupla, perda de sensibilidade em parte da pele do rosto, inchaço de pálpebra, descolamento de retina, olho roxo e sangramentos.

  • Corpo estranho 

Pequenos fragmentos metálicos, poeira e ciscos originados de lixadeiras podem cair no olho do colaborador, resultando em sensação de incômodo e sintomas de irritação, como lacrimejamento e vermelhidão. 

O ideal é procurar o serviço de saúde para retirar o corpo estranho, aplicar um colírio cicatrizante e um antibiótico para reduzir o risco de infecções. Caso a córnea seja lesada, pode haver a formação de uma pequena cicatriz que pode prejudicar a visão.

Saiba mais: Quando é necessário usar o capacete de segurança?

  • Perfurações do globo ocular 

Objetos pontiagudos, como facas e estilhaços de madeira, metal ou vidro, quando em contato com o olho, perfuram o globo ocular e distorcem toda a anatomia do olho. 

Nesses acidentes oculares, como o globo ocular está completamente exposto ao ambiente, o acidentado deve ser encaminhado imediatamente para o serviço de saúde, sendo proibida a aplicação de qualquer medicamento ou até mesmo de água na ferida sem indicação médica.

  • Conjuntivite 

O ambiente de trabalho pode ser fonte de exposição a alérgenos, como a fumaça e os produtos químicos. Isso contribui para a formação de um quadro de conjuntivite alérgica ou até mesmo para um ótimo cenário de disseminação de conjuntivite infecciosa. 

Embora esses acontecimentos não entrem no conceito popular de acidente, eles são considerados acidentes de trabalho e devem ser notificados.

  • Síndrome da visão do computador 

Diante do uso prolongado do computador, surgiu a síndrome da visão do computador (SVC), caracterizada por sintomas visuais, que incluem a fadiga visual, irritação ocular, prurido, olhos secos, sensação de ardor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia, dor no pescoço e costas, entre outros. 

Para uma boa qualidade da visão, algumas medidas podem ser efetivas, tais como: iluminação e postura adequada, pausas e mudanças frequentes de posição, e realizar exames oftalmológicos periódicos em cada colaborador a fim de evitar transtornos visuais não corrigidos ou corrigidos inadequadamente.

Tipos de óculos de segurança

A escolha do tipo dos óculos de segurança ideal ocorre de acordo com o risco ambiental que o local de trabalho oferece e as tarefas que o colaborador vai exercer ali. Para isso, deve-se conhecer algumas características dos óculos que ajudam a definir o melhor tipo a ser utilizado.

  • Óculos para radiação infravermelha e ultravioleta 

Possuem lentes escurecidas e protegem os olhos da exposição à luz excessiva. O objetivo, nesse caso, é garantir que o profissional não sofra com a radiação infravermelha e a ultravioleta, presentes, em sua maioria, nas máquinas de solda, maçaricos e metal fundido.

  • Óculos para proteção de risco biológico 

São produzidos em policarbonato e têm lentes mais finas, que protegem o profissional da área da saúde contra o contato direto com resíduos dos pacientes. 

São utilizados, na maioria das vezes, por médicos, enfermeiros e dentistas. O que garante a proteção aos olhos durante procedimentos medicinais em que há chances de haver respingos de sangue e possível evacuação de fluidos corporais. É comum seu uso nos setores hospitalar, consultórios odontológicos e indústria farmacêutica. 

  • Óculos de segurança para risco químico

Utilizados por profissionais que manuseiam materiais corrosivos e potencialmente perigosos ao menor contato, são óculos de segurança caracterizados por terem lentes antiembaçantes e fazerem a completa vedação da região facial (máscara embutida), impedindo qualquer passagem de ar e isolando os olhos.

produtos químicos (como o ácido bórico, por exemplo) que, em altas doses, irritam e ressecam o globo ocular, sendo fundamental o uso desse equipamento de proteção no manuseio de agentes químicos. 

Esses óculos são feitos de um material muito resistente e que realmente permite uma vedação de toda a região facial do colaborador. O contato dos olhos com produtos químicos pode comprometer bastante a saúde e gerar problemas muito graves para a segurança do colaborador. 

  • Óculos de proteção contra impactos 

Neste tipo de óculos, as lentes não precisam ser especiais. Porém, é necessário que sejam resistentes a ponto de suportarem pequenos impactos. As lentes podem ser transparentes (ambiente coberto), escuras (ambiente aberto e com incidência solar) ou ter proteção lateral para situações em que há lançamento de partículas em várias direções.

Esse tipo de óculos é muito importante em ambientes de trabalho pesado, em que o colaborador exerce atividades que exigem um esforço físico maior. Também são utilizados no caso de trabalho com materiais muito pesados.

Simples e práticos, protegem o colaborador contra cimento, poeiras, resíduos metálicos e do impacto de partículas lançadas.

  • Óculos de sobrepor 

São utilizados pelos colaboradores que têm a necessidade de óculos graduados. Os óculos de proteção individual podem ser encontrados em modelos graduados e não graduados. A existência desse tipo de óculos graduado pode aumentar o conforto individual do colaborador. É necessário passar as informações exatas para a configuração da lente de cada usuário.

Tipos de lentes

Além de analisar os riscos pelos quais o trabalhador está exposto, existem ainda vários tipos de lentes que devem ser consideradas nos óculos de segurança. Veja a seguir mais detalhes de cada tipo de lente:  

  • Cinzas –  Para ambientes com trabalho a céu aberto ou luminosidade intensa.
  • Incolores – Recomendadas para ambientes internos e de luminosidade controlada.
  • In-out – São lentes incolores com acabamento espelhado, recomendadas para atividades em ambiente interno, de forma intermitente. 
  • Amarelas – Utilizadas para diminuir o contraste azul da retina, proporcionam foco maior no ponto de visão, sendo ideais para trabalhos com pouca visibilidade.
  • Verde – São utilizadas no caso de ambientes de solda ou com alta projeção de luminosidade intensa. Porém não substituem o uso das máscaras de solda em processos de ponteamento.

As lesões oculares podem acontecer em um piscar de olhos e geralmente não há tempo para reagir antes que ocorra uma lesão ocular. Faça uso constante dos óculos de segurança junto aos colaboradores. Afinal, só temos um par de olhos. Devemos fazer tudo o que pudermos para protegê-los!

Leitura recomendada: 9 acidentes de trabalho mais comuns

Conheça a Chemical Risk

Para ajudar a sua empresa a diminuir os riscos de acidentes e melhorar a proteção dos colaboradores, incluindo a adesão de EPIs como os óculos de segurança, conte com a Chemical Risk.

Com mais de 10 anos de mercado, somos uma consultoria especializada em segurança química e segurança ocupacional, com serviços de excelência, profissionais altamente qualificados, grandes clientes e cases de sucesso.

Atuamos em toda a gestão de segurança, desde a elaboração de documentos até uma análise completa das condições e estruturas das organizações. O que ajuda a identificar problemas e sugerir melhorias na proteção da empresa e dos trabalhadores, minimizando os acidentes.

Quer saber mais detalhes sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *