O planejamento empresarial anual é fundamental para todas as organizações, independentemente do porte e segmento de atuação. É ele que norteia todas as ações que serão realizadas no próximo ano, qual a finalidade de cada uma delas e o passo a passo para executá-las.
Essas informações permitirão que cada área da empresa saiba exatamente onde deverá concentrar esforços e a empresa ficará em sintonia em todos os níveis, do nível micro ao macro.
Para toda empresa se desenvolver bem e continuar no mercado, é necessário ter um planejamento anual e objetivos em mente. Assim, o empreendedor terá um controle maior sobre o seu negócio, contribuindo de forma significativa na hora de tomar decisões importantes para a empresa.
Várias são as áreas que devem ser inseridas em um planejamento empresarial como produção, finanças, marketing, vendas e segurança e saúde no trabalho.
Toda empresa que deseja uma efetiva prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho deve se preparar com um planejamento de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Dessa forma, é possível reunir e praticar as melhores ações e estratégicas, de acordo com o mercado, cenário e estrutura da organização.
Leitura recomendada: É possível zerar os acidentes de trabalho na empresa? Veja 5 cuidados!
Índice
ToggleO que é um planejamento empresarial?
Alguns autores definem o planejamento como a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se pretende alcançar (Chiavenato (2004)).
Podemos, então, perceber o planejamento como uma ferramenta muito importante de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e na execução de todas as atividades previstas.
Fica fácil então entender que, como uma ferramenta de gestão, o planejamento é fundamental para a área de Segurança e Saúde do Trabalho.
Como elaborar um plano para SST
O plano de segurança no trabalho é um documento em que devem estar definidas as ações para manter o colaborador em segurança. Tudo o que estiver contemplado nesse documento tem como objetivo a prevenção de acidentes e, se ocorrer um incidente, o que deve ser feito.
Você sabe como elaborar esse planejamento da forma mais correta possível? Veja a seguir!
Realize um diagnóstico geral
Primeiramente, para se planejar aonde se quer chegar, deve-se saber onde está. Por isso, antes de iniciar um planejamento empresarial, é necessário entender e avaliar o cenário atual da empresa. Esse é o primeiro passo para dar início ao plano anual.
Sendo assim, verifique a situação atual da empresa e identifique os pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados. É importante mapear a maior quantidade possível de desafios e identificar as ações que já estão dando resultado nas áreas de trabalho.
Na sequência, analise o que não deu certo, e adote medidas para que essas falhas não se repitam. Depois de fazer o diagnóstico geral da empresa, já é possível estabelecer as metas e objetivos para o ano seguinte.
Leitura recomendada: É verdade ou mentira? Confira mitos da segurança ocupacional
Defina as metas e os objetivos
Neste item serão definidas e acordadas as ações e investimentos por parte da empresa, principalmente, equipe responsável, considerando-se:
- Os objetivos devem ser elaborados, preferencialmente, começando com um verbo no modo infinitivo que indica ação, de forma mais macro, como por exemplo, “reduzir” (reduzir o nível de absenteísmo na empresa);
- As metas nada mais são do que a quantificação dos objetivos. Isso significa que, ao se definir um objetivo como o exemplo (reduzir o nível de absenteísmo na empresa), a meta irá definir o quanto se pretende reduzir, por exemplo em 10%. É importante citar que essas metas devem ser alcançáveis, mensuráveis, relevantes e condizentes com a realidade da empresa.
Veja mais: Como promover qualidade de vida no trabalho e reduzir acidentes
Elabore o Plano de Ação
O plano de ação é o documento que contém as ações que devem ser executadas para o cumprimento dos objetivos e metas traçadas. É a parte operacional. A partir dele, o planejamento empresarial sai do papel e movimenta todo o trabalho de prevenção, gerando os resultados esperados.
Deve ser elaborado a partir de algumas perguntas, porém, uma em especial: Qual ação a tomar? Isto é, quais ações deverão ser realizadas para que os objetivos traçados no planejamento sejam efetivamente atingidos. No plano, estarão as ações que devem ser realizadas para que o planejamento seja efetivamente cumprido.
Para facilitar e melhor organizar o plano de ação, existem alguns modelos sugeridos. Mas cada organização pode e deve estruturar seu planejamento conforme suas conveniências.
Defina os Responsáveis
Para as ações definidas no plano de ação, deverão ser definidos os responsáveis para a sua execução, bem como, deve ser definido um responsável pelo andamento do próprio plano de ação elaborado.
Estabeleça um Cronograma
É importante definir prazos para a realização das ações que foram previstas no planejamento, para que o mesmo seja executado dentro do cronograma definido.
Elabore um Plano orçamentário e recursos
É necessário que seja definido qual será o orçamento disponível para o próximo ano e de que maneira ele será utilizado. Essa prática é essencial para financiar as estratégias necessárias, a fim de atingir os objetivos e metas. Também devem ser previstas as necessidades em termos de recursos humanos, materiais, etc., para a execução das ações.
Leia também: Como funcionam as inspeções de segurança
Use Indicadores de desempenho
A execução do planejamento anual e do trabalho dos colaboradores que integram o time precisa de avaliação constante. Para que isso seja possível, defina diferentes indicadores de desempenho para acompanhar a performance da equipe e, caso seja necessário, realizar ajustes.
Não é preciso dizer que essas métricas são fundamentais para qualquer estratégia. Afinal, são responsáveis por mensurar os resultados, apontar as chances da empresa atingir suas metas e fornecer informações para tomadas de decisões mais acertadas e correções de gargalos que possam prejudicar os resultados no futuro.
Importância do planejamento empresarial na prática
Podemos concluir que o planejamento empresarial das ações visando a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é uma atividade que requer organização e disciplina. Só assim, efetivamente se tornará um aliado estratégico no gerenciamento eficaz de riscos da empresa e, o mais importante, na garantia de um desempenho eficaz em SST.
Por se tratar de uma estratégia fundamental para a organização e ainda por envolver atividades que impactam no cotidiano da produção, além de necessitar de investimentos para o custeio das ações definidas, o planejamento precisa ser validado pela direção da empresa.
Uma organização que renuncia ao planejamento e tem como marca o improviso e a postura reativa em SST, certamente expõe-se de forma perigosa. Com isso, pode ter que lidar com situações indesejáveis e graves em termos de acidentes de trabalho e ainda acumular passivos trabalhistas significativos.
Como você viu, o planejamento de saúde e segurança do trabalho é muito importante para a empresa e para os colaboradores, trazendo resultados positivos para o negócio, melhorando a visibilidade e a produtividade e garantindo a integridade física dos colaboradores.
É fundamental que a empresa invista recursos que otimizem esse processo, agilizando a implementação de todas as ações dessa área.
A preocupação da empresa com as medidas de segurança demonstra a responsabilidade social e o cuidado com os seus colaboradores. Isso gera reconhecimento no mercado de trabalho e na própria sociedade e, como consequência, gera um impacto positivo na imagem da empresa.
Conte com uma consultoria especializada
Para avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho e fazer um planejamento efetivo de modo a minimizar os acidentes, sua empresa pode e deve contar com o apoio de uma consultoria especializada.
Com mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente qualificados e serviços de excelência, a Chemical Risk atua em todo o âmbito da segurança química e da segurança ocupacional.
Oferecemos os mais diversos serviços para fazer toda a avaliação e gestão dos riscos no seu negócio, indicando as melhores formas de prevenção e segurança.
Quer saber mais informações? Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!