Segundo a BBC Brasil, o governo Sírio usou o agente Napalm contra a população civil síria, testemunhas informaram que a bomba contendo napalm foi lançada em uma escola na região de Aleppo, localizada no norte da Síria, o link abaixo mostra o vídeo publicado pela BCC e as vítimas do agente. O vídeo contém cenas fortes.
O Napalm é uma mistura de ácido naftênico e ácido palmítico com característica incendiária, foi desenvolvido em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos. O nome napalm deriva do acrônimo dos nomes dos seus componentes originais, ácido naftênico e palmítico.
Foi empregado mais notoriamente na guerra do Vietnã, o agente ficou conhecido após o bombardeio no Vietnã em 08 de hunho de 1972, após a fotografia de uma menina de 9 anos – Phan Thi Kim Phuc, que estava correndo e gritando após ser atingida pelo Napalm. Foi emprega na 2ª Guerra Mundial e em diversos outros conflitos. Em 1980, o uso de armas incendiárias, como o Napalm, foi proibida contra civis, segundo o Protocolo III da “Convenção sobre Proibições e Restrições ao Uso de Certas Armas Convencionais que Podem Ser Consideradas como Excessivamente Lesivas ou Geradoras de Efeitos Indiscriminados”, entretanto, a Convenção não proíbe o uso de tais armas contra objetivos militares, desde que não provoque danos colaterais em populações ou bens civis.
O napalm adere à pele e provoca grave queimadura, além de liberar monóxido de carbono e causar asfixia, inconsciência e até a morte. O agente gera temperaturas de 800 a 1200 graus Celsius, o que provoca queimaduras horríveis e dor insuportável.