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Como aplicar a Segurança Baseada No Comportamento na sua empresa

Várias abordagens tiveram um sucesso razoável na redução de comportamentos inseguros no local de trabalho. Algumas envolvem penalidades, outras envolvem vigilância, ou orientações, códigos e procedimentos a seguir, entre outros. Uma metodologia recente é a segurança baseada no comportamento.

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O que é uma abordagem de Segurança Baseada em Comportamento?

A segurança baseada no comportamento (Behavior Based Safety – BBS) é uma abordagem proativa para aumentar a segurança no local de trabalho, observando o comportamento individual, analisando as consequências e reforçando os comportamentos de segurança desejados.

O objetivo é concentrar a atenção no comportamento diário dos trabalhadores, mas a segurança baseada no comportamento não atribui a responsabilidade e a culpa pela segurança no local de trabalho apenas aos trabalhadores. 

A BBS envolve reconhecer que as pessoas muitas vezes trabalham em condições precárias que as forçam a escolher entre trabalhar com segurança ou tomar atalhos e, em seguida, encontrar soluções para encorajar um comportamento seguro.

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Foco nas pessoas

Uma abordagem de segurança baseada no comportamento promove intervenções focadas nas pessoas e incorporam observações individuais ou em grupo de funcionários que realizam tarefas rotineiras de trabalho. 

Assim, é possível estabelecer objetivos cuidadosamente e fornecer feedback oportuno sobre comportamento relacionado à segurança, treinamento e mentoria.

As iniciativas têm um foco proativo, incentivando os indivíduos e seus grupos de trabalho a considerarem o potencial de envolvimento em incidentes (acidentes) e a avaliarem seu próprio comportamento como seguro ou inseguro sempre, não importa o que aconteça.

Características da segurança baseada no comportamento

Uma abordagem BBS é aquela que:

  • Baseia-se em princípios sólidos sobre envolvimento, motivação, assistência, reforço e manutenção de comportamentos seguros.
  • Adota uma abordagem sistemática, examinando a motivação contida nos comportamentos, a fim de aumentar o comportamento seguro.
  • É um esforço contínuo; não atitudes “únicas”, mas uma nova forma de trabalhar que o profissional de segurança deve promover continuamente para obter resultados positivos e sustentáveis.
  • Leva tempo para se alcançar, no entanto, os resultados podem ser observados imediatamente devido à natureza da medição envolvida.
  • Enfatiza o aumento de comportamentos seguros no lugar de somente abordar o tempo sem lesões. Os programas de BBS não dependem apenas de indicadores após o fato ter acontecido, em vez disso, mudam o foco para indicadores preventivos.
  • Não substitui um programa abrangente de saúde e segurança já existente. É uma ferramenta complementar que irá melhorar o efeito das práticas já existentes e permitirá um sistema de medição objetivo.
  • Visa compreender as causas dos incidentes e quase acidentes e corrigi-los por meio do comportamento das pessoas relevantes. Por exemplo, a redução dos perigos exige muitas vezes uma mudança de comportamento dos gestores e dos trabalhadores da linha da frente, e a reformulação dos equipamentos envolve a mudança de comportamento dos engenheiros.

Origem da a Segurança Baseada No Comportamento

O BBS origina-se do campo da análise do comportamento organizacional. O foco tanto da análise do comportamento organizacional quanto do BBS é o comportamento. 

Muitas intervenções de segurança em ambientes de trabalho concentram-se em antecedentes ou eventos que antecedem o comportamento, que podem evocar o comportamento assumido. 

Por exemplo, muitos ambientes de trabalho dependem fortemente de treinamento, sinalização de segurança, palestras estimulantes, palestras de segurança.  

Estes podem ser eficazes na ativação de comportamentos inicialmente, mas o que ocorre depois do comportamento é o que garante que o comportamento correto vai continuar.

Uma situação prática: uma palestra de segurança abordando técnicas corretas de manuseio manual pode resultar em técnicas apropriadas no dia da palestra. No entanto, com o tempo, os funcionários voltarão às práticas antigas, porque nada mudou após seu comportamento certo indicar que ele estava correto ou que beneficiou o indivíduo ou a organização por estar tão preocupado com a segurança.

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Implantação de um Programa de BBS 

Um programa de segurança baseado em comportamento é formado por quatro elementos básicos: observação, feedback, metas e listas de verificação.

A observação e o feedback são a essência de um programa BBS, mas os objetivos e as listas de verificação são essenciais para conduzir a segurança baseada no comportamento de uma forma metódica e científica. Vamos considerá-los em ordem cronológica.

Metas de segurança baseada no comportamento

Você deve iniciar seu programa BBS com um conjunto de metas, de preferência metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido).

Metas bem elaboradas ajudarão você a restringir seu foco de “observar tudo relacionado à segurança” para algo mais gerenciável. Elas também direcionarão você para um plano de ação e definirão um prazo para conclusão do trabalho.

Exemplos de metas de segurança baseadas no comportamento podem ser:

  • Reduzir os comportamentos perigosos observados em 10% ao longo do trimestre;
  • Fazer com que os trabalhadores usem EPI adequados corretamente em 98% das vezes até o final do ano;
  • Reduzir as taxas de lesões registráveis ​​em 25% em 12 meses.

Checklists de segurança baseada em comportamento

Depois de definir seus objetivos, você deve compilar listas de verificação de comportamentos a serem observados.

Considere as especificidades do seu local de trabalho, seus protocolos, seus equipamentos e os padrões aplicáveis ​​ao criar suas listas de verificação, mas tenha em mente que os comportamentos escolhidos para sua lista de verificação devem ser:

  • Observáveis (ações que podem ser vistas ou ouvidas; pensamentos ou atitudes não contam);
  • Dentro do controle direto do funcionário;
  • Positivos (descrito como algo que deve ser feito, não algo a evitar).

Você pode começar com listas de verificação de exemplo baseadas em comportamento online. Apenas certifique-se de adaptar ou expandir a lista para que seja abrangente e relevante.

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Observações de segurança baseada em comportamento

Ao criar um programa de segurança baseado em comportamento, os funcionários escolhidos para serem seus observadores devem ser treinados no reconhecimento de comportamentos seguros e inseguros, bem como em oferecer feedback adequado. 

Você precisa estabelecer diretrizes claras sobre o processo de observação e como registrar o que é visto.

Os períodos de observação devem ser anunciados para que os funcionários saibam que serão observados. Sim, isso pode mudar o comportamento deles por um curto período de tempo, mas você deseja evitar qualquer percepção negativa do processo. Em outras palavras, você evita que eles sintam que você está tentando surpreendê-los. 

Se o período de observação for suficientemente longo, os comportamentos rotineiros podem se tornar aplicáveis de forma contínua.

Exemplos de observações de segurança com base no comportamento incluem:

  • Funcionário manuseou substância perigosa sem luvas;
  • O funcionário usou óculos de segurança de forma inadequada durante o uso de ferramenta elétrica;
  • Funcionário subiu em uma escada, montada em terreno irregular.

Feedback de segurança baseado em comportamento

O feedback corretivo é obviamente parte crítica de um programa de segurança baseado no comportamento, mas o feedback positivo é a base para encorajar comportamentos seguros. Fornece reforço aos indivíduos, chama a atenção de todos para os comportamentos desejados e cria uma cultura de segurança positiva em geral.

Independentemente do tipo, todo feedback deve:

  • Ser direcionado para indivíduos específicos;
  • Descrever comportamentos específicos;
  • Concentrar-se objetivamente no comportamento, não na pessoa;
  • Incluir uma descrição do comportamento seguro e uma breve explicação de por que os detalhes são importantes;

Exemplos de feedback baseado em comportamento incluem:

Henry, obrigado por tirar esses suprimentos do caminho. Esse é o tipo de limpeza que evita que as pessoas tropecem e caiam.

Jackie, você estava dirigindo muito rápido quando fez aquela curva e não usou a buzina. Você poderia ter batido em alguém. Da próxima vez, diminua a velocidade e use a buzina para garantir que todos saibam que você está chegando.

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