Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Segurança offshore: como gerenciar riscos em plataformas de petróleo 

A indústria offshore se refere a toda atividade econômica que ocorre em alto-mar. Por isso, a segurança offshore é prioridade número um. Não seguir os protocolos de segurança e agir descuidadamente pode levar a incidentes que colocam o meio ambiente, os funcionários e toda a organização em risco.

Como funciona a indústria offshore? 

A indústria offshore envolve principalmente as operações de petróleo e gás. Trata-se de uma das mais importantes do mundo, já que toda a sociedade mundial necessita do petróleo para energia, locomoção e funcionamento de máquinas. 

Localizadas em alto-mar, as plataformas de extração de petróleo operam de acordo com diversas normas nacionais e internacionais de segurança. As principais atividades desta indústria e das plataformas em alto-mar estão ligadas à:

  • Exploração e produção de petróleo e gás;
  • Construção de plataformas para essas finalidades;
  • Instalações submarinas;
  • Serviços de manutenção e reparo navais;
  • Pintura de navios, plataformas e outras estruturas. 

Leia também: Explosão com Gás Liqüefeito de Petróleo – Cidade do México 1984

Qual a importância da segurança offshore?

A indústria de petróleo e gás é perigosa devido a vários fatores. Por exemplo, a proximidade constante de colaboradores com maquinário pesado, linhas de alta pressão e materiais combustíveis tornam o ambiente de alto risco. 

Além disso, as plataformas offshore estão sujeitas a condições climáticas extremas, incluindo furacões, ciclones e mares agitados, que podem causar falhas na plataforma, levando a ferimentos ou fatalidades. 

Para agravar a situação, a localização remota das plataformas offshore também complica as operações de resgate e resposta a emergências, colocando os colaboradores em risco adicional.

Uma variedade de acidentes e potenciais incidentes aguardam aqueles que atuam em plataformas de petróleo. O nível de risco é ainda maior pelos tipos de acidentes que ocorrem nas plataformas, pois eles são frequentemente mais sérios e ameaçadores à vida do que o típico acidente de trabalho.

Quais são os riscos presentes nas plataformas de petróleo?

Por décadas, centenas de acidentes e fatalidades foram registrados em locais de perfuração e petróleo onshore e offshore. A maior parte desses incidentes que afetam a segurança offshore foi devido à natureza imprevisível e perigosa de vários riscos químicos, ambientais, de segurança e ergonômicos, como:

1. Riscos de incêndio e explosão 

Colaboradores do setor de petróleo e gás estão expostos ao risco de incêndio e explosão devido à ignição de vapores ou gases inflamáveis. Gases combustíveis, como gases de poço, vapores e sulfeto de hidrogênio, podem ser liberados de poços, equipamentos de produção ou equipamentos de superfície, como tanques e agitadores de xisto. 

No caso de FPSOs (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência), grandes quantidades de petróleo bruto são armazenadas no navio. As fontes de ignição podem incluir fontes de energia estática e elétrica, chamas abertas, raios, cigarros, ferramentas de corte e soldagem, superfícies quentes e calor de atrito.

2. Riscos de exposição química 

Geralmente, as operações de perfuração são altamente associadas a riscos químicos. Isso ocorre porque as equipes de perfuração precisam lidar com vários fluidos de perfuração e lamas à base de produtos químicos. 

Plataformas de petróleo usam uma variedade de produtos químicos perigosos, como lama de perfuração, materiais radioativos naturais (NORM), lubrificantes e solventes. Os colaboradores podem entrar em contato com gases mortais como o sulfeto de hidrogênio (H2S) por inalação, ingestão ou contato com a pele, levando a distúrbios respiratórios, neurológicos ou de pele.

Saiba mais: Agentes químicos no ar: qual a diferença entre fumos, poeiras, névoas, gases e vapores?

3. Riscos físicos 

Plataformas de petróleo envolvem maquinário pesado, equipamentos grandes e peças móveis, criando o potencial para acidentes de esmagamento, colisão ou aprisionamento. Além disso, os colaboradores podem ser obrigados a trabalhar em alturas, aumentando o risco de quedas.

4. Riscos ambientais 

A segurança offshore também fica prejudicada devido a condições climáticas extremas, como furacões, ventos fortes e mar agitado. Essas situações podem causar falhas na plataforma, levando a ferimentos ou fatalidades.

5. Riscos ergonômicos 

Os colaboradores em plataformas de petróleo estão sujeitos a movimentos repetitivos, posturas inadequadas e levantamento de peso. O que leva a distúrbios musculoesqueléticos, como dores nas costas, no pescoço e síndrome do túnel do carpo.

Veja também: Conheça os principais riscos ergonômicos das empresas

6. Riscos da máquina 

As plataformas de petróleo envolvem inúmeras máquinas, como perfuratrizes, guindastes e compressores, que apresentam risco de mau funcionamento, causando ferimentos ou fatalidades.

7. Quedas

Como os colaboradores trabalham em grandes alturas, aumenta o risco de quedas. Escorregar e tropeçar em plataformas de petróleo também são causas comuns de ferimentos.

8. Colisões de veículos 

A perfuração de petróleo utiliza vários tipos de veículos, como barcos, helicópteros e caminhões, que podem colidir, causando ferimentos ou mortes.

9. Atingido por máquinas

Colaboradores de plataformas de petróleo podem ser atingidos ou ficarem presos em máquinas, causando ferimentos graves ou mortes.

10. Espaços confinados

Os colaboradores em plataformas petrolíferas offshore são frequentemente obrigados a entrar em espaços confinados, como tanques de armazenamento e outros espaços confinados em torno da cabeça de um poço. Neste sentido, os riscos de segurança offshore incluem a ignição de vapores ou gases inflamáveis. 

11. Linhas e equipamentos de alta pressão 

Gases comprimidos ou linhas de alta pressão criam outro conjunto de perigos. A erosão interna das linhas pode resultar em vazamentos ou rompimento das linhas, expondo os colaboradores a riscos de alta pressão causados ​​por gases comprimidos ou linhas de alta pressão. Se as conexões que protegem as linhas de alta pressão falharem, poderão ser criados riscos de colisão.

Cultura de segurança offshore e gerenciamento de riscos 

No ambiente de alto risco da indústria de petróleo e gás, criar e manter uma forte cultura de segurança offshore é essencial. Para isso, são necessárias algumas etapas. Veja a seguir:

  1. Comprometimento da liderança;
  2. Treinamento de segurança contínuo e específico para cada função;
  3. Comunicação aberta e incentivo à denúncia;
  4. Auditorias e inspeções regulares de segurança;
  5. Abordagem colaborativa para gestão de segurança;
  6. Reconhecer e recompensar comportamentos seguros;
  7. Atualizar os equipamentos e tecnologias de segurança;
  8. Iniciativas de saúde mental e bem-estar no local de trabalho; 
  9. Cultivar uma mentalidade de segurança em primeiro lugar entre os funcionários.

Ao considerar que as operações de perfuração de petróleo e gás envolvem múltiplas operações e atividades, que apresentam riscos e perigos potenciais e fatais, a gestão de risco é extremamente crítica. Abaixo estão algumas das técnicas que as organizações podem implementar.

1. Prepare-se com antecedência para emergências 

Plataformas offshore devem ter procedimentos de emergência bem definidos, incluindo planos de evacuação, operações de resgate e protocolos de comunicação. Os colaboradores devem ser treinados para responder efetivamente a incêndios, explosões e outras emergências e estar cientes da localização do equipamento de segurança. 

2. Crie procedimentos de segurança offshore rigorosos

Todos os colaboradores em plataformas de petróleo offshore devem ser treinados em procedimentos de segurança e obrigados a segui-los o tempo todo. Isso inclui usar equipamento de proteção individual (EPI) adequado, adotar práticas de trabalho seguras e relatar quaisquer condições ou comportamentos inseguros. 

3. Cumpra protocolos de inspeção e manutenção 

Inspeções regulares e manutenção de equipamentos e instalações especializadas são essenciais para identificar e corrigir perigos potenciais. Isso envolve verificar sinais de desgaste, corrosão e outros danos, bem como garantir que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente. 

4. Use tecnologia para gestão de riscos 

Os avanços na tecnologia permitiram novas maneiras de gerenciar riscos para promover a segurança offshore. Sistemas de monitoramento remoto podem detectar problemas potenciais antes que eles se tornem sérios, e drones podem ser usados ​​para inspecionar áreas de difícil acesso. 

5. Realize limpezas de rotina 

Manter o chão e as áreas de trabalho livres de itens desnecessários e limpar os fluidos de perfuração que se acumulam no chão da plataforma durante as operações de manuseio de tubos pode evitar tropeços e quedas. 

Toda indústria tem algum risco envolvido. Levar a segurança offshore a sério, particularmente em plataformas de petróleo frequentemente localizadas a centenas de milhas da costa, é um desafio, especialmente considerando os perigos potenciais associados. 

Conforme a tecnologia avança, novas formas de identificar e gerenciar riscos se tornarão disponíveis. É responsabilidade dos empregadores e dos empregados garantir que esses avanços sejam utilizados para minimizar riscos e prevenir acidentes.

Conheça a Chemical Risk

Para ajudar sua empresa a identificar todos os riscos no ambiente de trabalho, tanto em plataformas offshore e indústrias, como em outros setores, conte com uma consultoria especializada.

A Chemical Risk tem mais de 10 anos de experiência no mercado com profissionais altamente capacitados em desenvolver serviços personalizados para sua organização.

Assim, auxiliamos a melhorar a segurança, evitar acidentes e cumprir com as normas. Além de toda a gestão do risco químico, elaboramos documentos de segurança química, fazemos avaliações regulatórias e realizamos treinamentos para os seus profissionais.

Para saber mais detalhes, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *