A bactéria Clostridium botulinum é um bacilo gram-positivo e ligeiramente curvado. É encontrada em solo e habitats aquáticos, é uma bactéria comospolita e habita solo e água do mundo inteiro.
Como arma biológica a toxina foi inicialmente pesquisada pelos EUA no começo da 2ª Guerra Mundial e cessou após a Convenção de 1972. No final dos anos 80, a ex- URSS e o Iraque retomaram pesquisas para emprego como arma biológica.
O uso de tal agente deu-se através de uma seita religiosa japonesa “Aum Shinriko” – Verdade Suprema, que promoveu três atentados utilizando a toxina na forma de aerossol em cidades japonesas.
A síndrome provocada pela exposição ao agente se manifesta em torno de 6 a 10 dias e é caracteriza por sintomas neurológicos e sinais decorrentes do bloqueia das funções colinérgicas autônomas e musculatura voluntária, além de provocar vômitos, diarréia, náuseas, dor abdominal, boca respiratória, e evoluem para disfonia, disfagia e dispnéia, até comprometer os músculos respiratórios e provocar a falência respiratória.