Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

5 benefícios da transformação digital na segurança do trabalho

Muito se ouve falar a respeito da transformação digital nas empresas, e esse processo já é uma realidade cada vez mais presente em diversos setores da economia. Inserir as novas tecnologias se tornou algo indispensável, seja para melhorar a relação com o público ou para tornar a organização mais eficiente. Mas e a transformação digital na segurança do trabalho já está em andamento?

Leitura recomendada: Inovação sustentável na indústria: ações práticas para implementar

O que significa transformação digital?

Com a competitividade crescente, se torna imperativo investir em mudanças na forma de empreender, e as funcionalidades que a tecnologia oferece podem certamente ajudar nessa busca. 

A transformação digital é um processo que envolve a utilização da tecnologia para alterar completamente a forma como a empresa funciona, sendo capaz de proporcionar grandes modificações. Portanto, trata-se da forma como os diferentes formatos da tecnologia podem ser empregados para aumentar o desempenho e os resultados do negócio.

Deve ficar claro, porém, que não se trata apenas de implementar ferramentas digitais. No entanto, toda a estrutura e a cultura da empresa devem ser repensadas para aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia oferece.

Mudança de cultura 

Ou seja, essa transformação requer uma mudança de mindset de toda a organização, incluindo o alto escalão, gestores, profissionais e colaboradores. Isso envolve mudanças em processos, cultura organizacional, modelo de negócios e estratégia.

Otimização de processos e resultados

É compreender e utilizar a tecnologia disponível para melhorar seu desempenho operacional e otimizar os resultados e claro que o mesmo se aplica aos processos ligados à área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Tecnologias aplicadas

Grande parte dos dispositivos e aplicativos que utilizamos hoje no nosso dia a dia já contam com tecnologias como: 

  • Inteligência Artificial (IA)
  • Cloud Computing
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Entre outras 

Elas podem ser aplicadas nas rotinas de SST, tornando os processos muito mais seguros e eficientes e, como consequência, reduzindo acidentes.

Portanto, a transformação digital é uma tendência que afeta todas as áreas da empresa, tendo o potencial de melhorar sua eficiência e torná-la mais ágil e inovadora.

Os principais desafios da área de saúde e segurança do trabalho

No Brasil, independente do porte ou segmento, todas as empresas precisam de alguma forma atender à legislação e se enquadrar dentro das normas SST – Saúde e Segurança do Trabalho. No entanto, fazer uma boa gestão da segurança e saúde ocupacional é um desafio para a maioria dos negócios.

Um dos principais objetivos da Segurança do Trabalho é criar uma cultura na qual os trabalhadores estejam conscientes dos riscos envolvidos no trabalho e, assim, participem de forma ativa na prevenção e avaliação das situações perigosas.   

Manter a saúde e segurança dos profissionais é primordial para qualquer empresa e são vários os desafios a serem enfrentados para que isso aconteça. 

Saiba mais: Como a automação de processos na indústria pode contribuir com a segurança química

Confira a seguir os principais desafios que vão muito além da prevenção de acidentes:

  • Acompanhamento da legislação 

Entender as obrigações legais, reunir os documentos, fazer as adaptações necessárias, são os principais obstáculos em relação à legislação trabalhista. Atender as Normas Regulamentadoras, que hoje perfazem um total de 38, é um dos grandes desafios da gestão em SST. 

Constantemente, se faz necessário adequar os processos dentro de uma organização de acordo com novas resoluções. E todas as organizações estão submetidas às mesmas leis, independentemente do seu porte. 

  • Volume de informações 

Engana-se quem acha que a área de SST não gera tantos dados e indicadores como outros setores da empresa. Todas essas informações precisam ser controladas em tempo real, e estarem disponíveis para gestores, auditores e fiscais de órgãos regulamentadores.

  • Registro de dados 

Para o atendimento a todas as exigências legais, é necessário realizar o mapeamento das áreas de trabalho e as avaliações que envolvem todos os funcionários da organização, gerando um grande volume de dados que precisam ser trabalhados e analisados. 

A análise de tais quantidades de dados em planilhas eletrônicas ou compiladas manualmente torna-se inviável se considerarmos o tempo necessário para esse trabalho.

  • Variabilidade de processos 

A área de SST pela natureza de sua atuação está envolvida em uma diversidade de processos dentro de uma organização, como treinamentos, planos de ação, higiene ocupacional, dentre outros. O que exige a padronização desses processos para garantir que as ações internas sejam feitas com melhor qualidade e, também, minimizar falhas internas no dia a dia. 

  • Comprometimento dos colaboradores 

Um dos maiores desafios de qualquer empresa que deseja implantar a gestão de SST é motivar os funcionários a seguirem as ações propostas. Muitas vezes, as múltiplas tarefas rotineiras não permitem a dedicação necessária ao tema, e as ações para a promoção da cultura de segurança não se tornam efetivas. 

Leia também: Como fortalecer a cultura de segurança do trabalho

Como a transformação digital na segurança do trabalho auxilia as empresas

Quando as pessoas pensam em tecnologia, geralmente pensam apenas em ferramentas que aumentam a produtividade e as vendas. Existem, porém, diferentes tipos de tecnologia no local de trabalho. 

Atualmente, a tecnologia é usada para prevenir acidentes e lesões de trabalhadores, ao mesmo tempo em que melhora a segurança no local de trabalho. 

As empresas estão percebendo que, usando a tecnologia para melhorar as condições de saúde e segurança no local de trabalho, elas podem acompanhar os regulamentos e legislações, proporcionando melhores condições de trabalho.  

Portanto, a transformação digital na segurança do trabalho está ganhando cada vez mais importância nesta era, ajudando a enfrentar os desafios citados anteriormente e gerando diversos benefícios para as empresas. Confira a seguir!

1. Gerenciamento eficaz e rápido de informações

A saúde e a segurança ocupacional lidam com uma grande variedade e um conjunto complexo de dados. A digitalização de Saúde e Segurança Ocupacional gerencia esses dados complexos de maneira fácil e eficaz. 

O processo de conversão da informação para o formato digital e suas representações digitais oferece inúmeras vantagens para as empresas em termos de gerenciamento de dados, redução de riscos, redução de custos, aumento de produtividade, aumento de lucros etc.

2. Identificação mais ágil de riscos

Os perigos são identificados mais rapidamente e com mais eficiência. Quando se trata de riscos de segurança no local de trabalho, duas coisas são de suma importância: velocidade de comunicação e precisão das informações. Quanto mais rápido um perigo potencial for identificado e tratado, menos chances haverá de ocorrer um acidente. 

Relatar e investigar tais perigos torna-se rápido e fácil com ferramentas digitais como aplicativos. Por exemplo, os membros da equipe podem preencher os relatórios de segurança rapidamente quando um perigo é identificado, permitindo que todas as partes pertinentes tenham acesso a ele sem a demora de copiar e enviar arquivos físicos.

3. Produtividade em tempo real

O monitoramento de tarefas e pessoas em tempo real oferece outro benefício. Você não perde tempo e não gasta energia desnecessária repassando planos para garantir que todos entendam o quadro geral e seu papel nele. 

Essa é a eficiência da comunicação e se traduz em produtividade em tempo real. E se houver alguma dúvida sobre um determinado detalhe, haverá agilidade nesse processo. Isso rapidamente elimina a confusão e garante a produtividade.

Leia também: Como a segurança industrial melhora a produtividade e qualidade no trabalho

4. Análises mais detalhadas e precisas 

Verificações e inspeções fazem parte da rotina de qualquer estratégia eficaz da segurança do trabalho e dependem de precisão para funcionar de maneira ideal. As informações verificadas facilitam a realização dessas verificações no sistema. 

Com a transformação digital na segurança do trabalho, um número muito maior de detalhes pode ser verificado e divulgado pelo sistema. Isso fornece uma avaliação muito mais detalhada e precisa, permitindo simplificar todos os aspectos do processo. 

5. Melhora da comunicação e de treinamentos

Treinamentos e relatórios de segurança dos colaboradores são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia está melhorando a segurança dos colaboradores no local de trabalho. 

A tecnologia está ajudando os colaboradores a se tornarem mais conscientes dos riscos e perigos do local de trabalho. Além disso, fornece comunicação sofisticada e de alta velocidade, essencial para prevenir acidentes e agir rapidamente caso os incidentes ocorram. 

É inegável que o avanço da tecnologia digital tem um enorme impacto nas organizações. A transformação digital na segurança do trabalho permite integrar ferramentas tecnológicas, agilizando suas operações, economizando tempo e recursos, ao mesmo tempo em que melhora a performance da saúde e segurança no ambiente de trabalho, evitando acidentes e aumentando a segurança dos colaboradores.

Conheça a Chemical Risk

Para melhorar a segurança na sua empresa, conte com os serviços de uma consultoria especializada em avaliar os riscos presentes no local de trabalho e sugerir melhorias.

Com mais de 10 anos de experiência, a Chemical Risk oferece serviços de saúde e segurança ocupacional, segurança química, assuntos regulatórios, meio ambiente, treinamentos e mais.

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito.

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *